5 excelentes razões para esquiar em dezembro

Compartilhe:

Esquiar em dezembro é, sem dúvida, uma experiência única. Além de abrir a temporada de neve em muitos destinos, o primeiro mês do inverno no hemisfério norte tem o charme todo especial das celebrações de fim de ano. Não há nada como passar o Natal ou a véspera de Ano Novo nas pistas de esqui e, no fim do dia, curtir os eventos festivos ao lado da família e dos amigos. Ainda não ficou convencido(a)? A seguir, listamos 5 razões para você planejar férias na neve em dezembro e viver uma aventura inesquecível nas montanhas!

Newsletter
Você na Neve

As principais informações sobre destinos, estações, esportes e dicas.

Newsletter
Você na Neve

As principais informações
sobre destinos, estações,
esportes e dicas.

1. Dezembro tem muita animação nos destinos de neve

Por ser o primeiro mês da temporada de muitas estações de esqui pelo mundo, dezembro traz toda a expectativa e emoção de voltar a receber os esquiadores e turistas. Com isso, um clima de animação paira no ar, com muitos eventos après-ski dando o seu start. E se há uma época do ano para curtir uma festa, é a véspera de Ano Novo. A maioria das estações realiza grandes festas pós-esqui. Uma das mais famosas é festa de máscaras dos anos 1920 em Val d’Isère.

O início da temporada é marcado pela animação nas estações de esqui | Foto: Shutterstock

2. No início de dezembro, dá para fugir da agitação

É possível esquiar em dezembro com tranquilidade e pegar as pistas bem vazias. Para isso, basta programar as suas férias na neve para as duas primeiras semanas do mês, quando as multidões ainda não chegaram. Nesse período, há muitas chances de você ser a primeira pessoa a chegar às encostas imaculadas e aproveitar o esqui sem distrações. E sem filas nos teleféricos, você ganha mais tempo para aproveitar as suas férias ao lado da família e dos amigos.

3. Viver um Natal com neve é algo mágico

Se o seu sonho é passar o Natal com muita neve ao redor, marque uma viagem internacional em dezembro para os Alpes ou outro destino de neve famoso. Muitas estações de esqui organizam uma grande celebração no dia 24 de dezembro, que pode incluir desfiles, distribuição de chocolates, shows de luzes, música ao vivo, fogos de artifício e um alegre Papai Noel distribuindo presentes. E, na manhã do Natal, não há nada mais mágico que aproveitar a neve com toda a família e os amigos. Já pensou em esquiar ao lado do bom velhinho?

Crianças de trenó
As crianças ficam fascinadas em passar o Natal na neve | Foto: Shutterstock

4. Os vilarejos ficam mais charmosos em dezembro

Os vilarejos de inverno esbanjam charme em qualquer época do ano, mas durante o mês de dezembro não tem como você não se sentir dentro de um conto de fadas. Com as comemorações de fim de ano se aproximando, os chalés alpinos recebem os clássicos enfeites de Natal, enquanto luzes coloridas adornam os espaços públicos. E para deixar a atmosfera ainda mais especial, muitos músicos costumam tocar músicas natalinas nas ruas.

5. Os Mercados de Natal da Europa são imperdíveis

Assim como o esqui, muitos passatempos natalinos, incluindo pinheiros decorados e casas de pão de mel, têm raízes históricas nos Alpes. Muitas dessas tradições remontam aos mercados de Natal, celebrações do Advento de quatro semanas. Aproveite a sua viagem de esqui em dezembro para se perder entre barraquinhas de comidas, bebidas de inverno típicas e artesanato local. St. Moritz, Samöens, Innsbruck, Garmisch e Cortina são alguns destinos de neve com mercados natalinos tradicionais.

mercado de natal
Mercado de Natal em Innsbruck, na Áustria | Foto: Shutterstock

Dicas de destinos: saiba onde esquiar em dezembro

Quer um pouco de inspiração? Reunimos abaixo algumas ideias de destinos de neve famosos para você organizar uma viagem em dezembro. Veja:

Tignes/Val d’Isère (França) A neve garantida de ambos os destinos faz com que eles sejam uma ótima opção para esquiar em dezembro. Além da longa temporada, a área oferece 300 km de pistas para todos os níveis e muitos eventos relacionados às festas de fim de ano. 

St. Moritz (Suíça) Considerada o berço dos esportes de inverno, a estância é perfeita para fazer uma viagem de inverno à Suíça em dezembro. Há boa cobertura de neve, especialmente na segunda metade do mês, e uma bela decoração de Natal enfeitando as ruas e construções históricas. Os melhores hotéis e resorts oferecem menus e eventos especiais.

Val Thorens (França) A estação de esqui mais alta da Europa normalmente abre suas portas em novembro e continua a fornecer neve confiável no início da temporada. O famoso destino oferece até uma “Garantia de Neve” para que os esquiadores possam fazer suas reservas sem se preocupar com a cobertura de neve local.

Le Massif de Charlevoix (Canadá) Na temporada 2021/2022, a estação canadense abre suas portas no início de dezembro. Além de mais de 50 pistas de esqui para se aventurar, a região de Charlevoix oferece uma série de experiências de inverno imperdíveis: passeios ecológicos, cidades históricas, museus e muito mais.

Kitzbühel (Áustria) – o destino não é apenas um paraíso para as festividades alpinas, mas também um dos melhores lugares para esquiar em dezembro. Suas encostas voltadas para o norte recebem muita neve já em outubro, além de uma geleira esquiável de alta altitude que geralmente é a primeira a se abrir na Áustria.

E aí, convencemos você a fazer uma viagem para esquiar em dezembro? Então, comece a organizar o seu roteiro e se preparar para viver férias na neve divertidas e emocionantes! E para receber conteúdos exclusivos sobre o universo do esqui e outros esportes de inverno, não deixe de assinar a Newsletter gratuita do Você na Neve.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas