Fazer sauna depois de esquiar oferece inúmeros benefícios para o corpo. O calor relaxa a musculatura, melhora a circulação sanguínea e te ajuda a se recuperar para as próximas aventuras. Essa e outras maneiras de se aquecer após a prática de esportes na neve são importantes para evitar desconfortos associados às baixas temperaturas, que podem causar contração muscular, dores e rigidez nas articulações.
Abaixo, você descobre quais as vantagens da sauna e conhece mais detalhes sobre essa atividade après-ski, que é uma grande aliada na recuperação do corpo depois de esquiar na neve.
Benefícios: sauna acelera a recuperação do corpo e reduz dores no pós-esqui
Se você não tem o costume de praticar esportes de inverno, é bem provável que sinta o seu corpo muito dolorido e cansado após um longo dia de diversão na neve. Isso acontece porque o frio favorece a contração dos vasos sanguíneos, o que acaba dificultando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos e tecidos.
Com o tempo, a redução do fluxo de sangue para as extremidades do corpo leva à tensão muscular, ocasionando dores e fadiga. Por esse motivo, a sauna no frio é tão importante para o bem-estar físico depois de esquiar na neve.
A exposição do corpo ao calor estimula a vasodilatação e melhora o fluxo de sangue no organismo. Assim, os músculos não precisam se contrair para regular a temperatura e a circulação de sangue. Como consequência, você sente menos dores.
Banheira de hidromassagem e alongamento também ajudam o corpo a relaxar depois de esquiar
A banheira de hidromassagem tem um efeito pós-esqui similar ao da sauna. Os jatos de água aquecida aliviam dores musculares e contribuem para a reabilitação de contusões e lesões no esqui.
Por isso, um bom banho de hidromassagem também é uma ótima escolha depois de praticar esportes na neve. Além dos benefícios para a saúde física, o ritual beneficia o sistema nervoso e auxilia no descanso da mente.
Outro grande aliado contra as dores no corpo depois de esquiar é o alongamento. Nesse caso, o exercício deve ser feito antes da prática de esportes intensos como forma de melhorar a flexibilidade e prevenir lesões musculares.
Atenção: sauna no frio requer reforço na hidratação do corpo
O vapor da sauna facilita a perda de líquido do organismo por meio do suor. Logo, manter bons níveis de hidratação antes e depois do ritual é imprescindível. Procure sempre levar uma garrafa de água quando for esquiar ou se expor por muito tempo ao frio extremo.
Mesmo que você não sinta sede, a ingestão de líquidos durante a prática de atividades físicas é de extrema importância. Com esse cuidado, você não corre o risco de desidratação enquanto estiver se aquecendo na sauna.
Mais uma recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante os momentos dentro da sauna. O álcool estimula a perda de água do organismo, o que colabora para a desidratação em altas temperaturas.
Resort de neve com sauna: diversão e bem-estar garantidos durante a viagem
Não vê a hora de relaxar na sauna durante a sua viagem de esqui? Então, a boa é escolher uma hospedagem que ofereça esse tipo de serviço. Os resorts de neve Club Med disponibilizam uma série de atividades de bem-estar sob demanda em suas instalações – incluindo saunas e hammams (também conhecidos como banhos turcos).
Se você busca o equilíbrio perfeito entre a prática de esportes na neve e os momentos de relaxamento, vale conhecer a oferta Snow Motion®. Sua proposta é combinar meio dia de diversão nas pistas de esqui com outra metade dedicada ao seu descanso, com atividades como spa, piscina, jacuzzi, sauna, yoga e muito mais!
Gostou de descobrir os principais benefícios da sauna depois de esquiar? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos de qualidade sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita.