Snowkite: o que é e onde praticar o esporte

Compartilhe:

O snowkite — também conhecido como prancha rebocada — surgiu a partir de uma combinação entre dois outros esportes: esqui e kitesurf. Se você vive em busca de adrenalina e está sempre a fim de explorar novas sensações, esta é uma experiência imperdível! Para inspirar a sua aventura, detalhamos a seguir o que é snowkite e listamos 5 lugares para praticar o esporte de inverno. Confira.

O que é snowkite? 

Essa vai para os fãs de esportes de inverno! Diferente do kitesurf, que é praticado no mar, o snowkite tem como palco as pistas de neve e os lagos congelados dos países mais frios do mundo. Em vez da prancha de surf, o snowkiter utiliza um par de esquis ou uma prancha de snowboard enquanto é impulsionado pelo vento por meio de uma pipa. 

O snowkite pode ser desfrutado por qualquer pessoa, até mesmo por quem não tem um nível de habilidade avançado em esportes de inverno. Com poucas aulas, já é possível curtir os saltos e a velocidade que esta atividade proporciona. Vale muito a pena conhecer!

homem praticando o snowkite na neve

Snowkite: onde praticar o esporte na neve? Conheça 5 lugares incríveis

Você pode praticar snowkite em diferentes tipos de neve: powder, slush e até mesmo no gelo (lagos congelados). O importante é que o lugar escolhido tenha um espaço adequado e vento suficiente. Para te ajudar a encontrar a locação ideal para a prática do esporte de neve, reunimos a seguir 5 opções incríveis:

1. La Rosière (França)

A estação de esqui La Rosière está localizada no coração do domínio de esqui Espace San Bernardo, na fronteira entre a França e a Itália. São 160 km de pistas que conectam a região francesa da Savóia à estação italiana La Thuile, situada no Vale de Aosta. O local é conhecido por sua neve de altíssima qualidade, que marca presença entre os meses de dezembro e abril. Para quem deseja dar os primeiros passos no snowkite, este pode ser o destino ideal.

2. Serre-Chevalier (França)

Serra-Chevalier é uma tradicional estação de esqui francesa localizada na região ensolarada dos Alpes do Sul — com cerca de 300 dias de sol por ano. Se você é iniciante no snowkite e/ou não conhece a área muito bem, vale contar com a ajuda de um guia para selecionar o melhor ponto destinado à prática do esporte de inverno. Além disso, o local dispõe de aulas de snowkite para maiores de 12 anos de idade. Vale conferir!

3. St. Moritz (Suíça)

Snowkite em St. Moritz

Considerada o berço dos esportes de inverno, St. Moritz fica situada no vale Engadina, na Suíça. Durante o inverno, os lagos de St. Moritz e Silvaplana congelam e se tornam o cenário perfeito para a prática do snowkite, livre de obstáculos e rodeado por paisagens montanhosas encantadoras. 

Quem deseja aprimorar as suas habilidades no esporte ainda pode recorrer à escola de snowkite da região (Silvaplana Snowkite School), que está entre as melhores do mundo desde o seu lançamento, em 1994.

4. Lago Resia (Itália)

O lago Resia é um lago artificial localizado no vilarejo italiano Curon Venosta, no Tirol do Sul. Ele se congela durante o inverno e fica coberto por cerca de 40 cm de neve e gelo, compondo o palco ideal para a prática de snowkite. Por lá, você também encontra escolas de snowkite, que prometem aprimorar o seu nível de habilidade e tornar as suas férias na neve ainda mais inesquecíveis.  

5. Corralco (Chile)

Quando o assunto é snowkite, Chile é um destino que não pode ficar de fora. A estação de esqui de Corralco está localizada no estado chileno de La Araucanía e oferece 1.800 hectares de terreno coberto de neve para a prática de diferentes esportes de inverno, incluindo o snowkite. 

Com ventos ideais e espaços sem obstáculos, o local é um dos destinos mais procurados pelos snowkiters. Para os esportistas com um maior nível de habilidade, ainda é possível aproveitar a proximidade do vulcão Lonquimay — subindo de kite e descendo de esqui ou snowboard. Que tal?

Gostou de descobrir mais detalhes sobre o snowkite? Se sim, assine a nossa Newsletter gratuita para continuar recebendo dicas e sugestões sobre o melhor do turismo de inverno. 

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas