Quais são os países mais frios do mundo?

Compartilhe:

Os países mais frios do mundo garantem cenários de neve fascinantes e atraem turistas de toda a parte pelo charme da cobertura branca em si e também por conta da infraestrutura incomparável para a prática de esportes na neve, como esqui e snowboard. Se você sonha em conhecer estes destinos, continue por aqui! Reunimos, a seguir, 5 países gelados que fazem valer o seu posto na lista de lugares mais frios no mundo. Confira!

Rússia está no topo da lista de países gelados

Com temperatura média anual em torno de -3.64°C, a Rússia é um dos países mais frios do mundo. Em 1933, a república russa Sakha (também conhecida como Iacútia) chegou a experienciar -67.8°C  — o que é uma das menores temperaturas registradas em toda a história. Quem tem fascínio pelo frio vai amar conhecer o país no inverno, com as ruas cobertas de neve e as famosas atrações turísticas do local ainda mais encantadoras. 

Uma dica de ouro é cruzar a Rússia através do Expresso Transiberiano, que vai de Moscou a Vladivostok em um trajeto que dura cerca de 7 dias. Durante a jornada, você terá bastante tempo para admirar as paisagens nevadas e os lagos congelados do país e, de quebra, conhecer um pouco da gastronomia russa disponível nos restaurantes do trem.

Canadá está entre os países mais frios do mundo

Canadá com neve

Algumas regiões do Canadá podem chegar a condições de extremo frio, principalmente no inverno. O país tem temperatura média anual de -3.8°C, mas pode chegar até -40°C durante a estação mais fria do ano. Com cenários deslumbrantes e excelente infraestrutura para a prática de esportes de neve, o local é o destino perfeito para a diversão dos aficionados por neve e gelo. 

Entre as estações de esqui mais procuradas, destaca-se Le Massif de Charlevoix, localizada na província de Quebec. Por lá, você pode esquiar entre as montanhas nevadas e as águas do rio St. Lawrence, praticar snowboard, fazer caminhadas com raquetes, descer uma pista de trenó de 7,5 km e aproveitar diversas outras atividades de neve.

Estados Unidos têm regiões de extremo frio

 

Os EUA não podem ficar de fora quando o assunto é “qual o país mais frio do mundo”. O território é uma república composta por 50 estados, cujos climas variam de acordo com a localização e a época do ano. Por isso, suas temperaturas durante o inverno podem ser bastante distintas, chegando a 19°C no Havaí e -16,3°C no Alasca — que faz fronteira com o Canadá e é uma das áreas mais frias do país.

Se a intenção é deixar de lado os famosos destinos de calor — como Miami e Orlando — e dedicar a viagem às regiões gélidas dos EUA, não se preocupe! O país está preparado para superar as suas expectativas. Além de visitar pontos turísticos imperdíveis, como o Central Park e a Times Square, em Nova York, você pode aproveitar as estações de esqui próximas a Manhattan para aprimorar as suas habilidades esportivas. Que tal?

 

China garante neve e clima gélido no inverno

Os ventos gelados do norte fazem com que a China esteja entre os países mais frios do mundo, podendo atingir temperatura de até -58°C — a mais baixa já registrada no território. No sul da China, o clima é comparativamente mais quente e pode chegar a cerca de 30°C na primavera. Portanto, se a ideia é se aventurar no gelo, você já sabe a quais regiões do país dar preferência! 

O inverno chinês acontece entre os meses de dezembro e março e oferece diversos atrativos para os fãs do frio. Basta encontrar o destino ideal para a sua viagem. Localizada no nordeste da China, a província de Jilin é famosa por ter uma longa temporada de neve e pode ser justamente o que você procura para as suas férias. Perto de resorts e estações de esqui, o local reúne a adrenalina dos esportes de neve e as belezas da natureza nevada.

Mongólia tem temperaturas baixíssimas no inverno

A Mongólia é um país localizado na região centro-leste da Ásia. O território faz fronteira com a China, ao sul, e com a Rússia, ao norte. O seu clima pode ser tão gélido quanto o dos vizinhos — em especial, durante os meses de janeiro e fevereiro, quando o inverno do país mostra toda a sua potência. Para você ter uma noção, a temperatura média da Mongólia durante a estação mais fria do ano é de -20°C, contra 21°C no verão. 

Se você deseja visitar a Mongólia no inverno, saiba que o período reserva diversas surpresas e atrações incríveis! Um dos grandes destaques é o Festival de Gelo anual no Lago Khövsgöl, que se mantém congelado entre os meses de novembro e maio. Prestigiado por turistas e habitantes, o evento oferece uma variedade de atividades recreativas — desde uma maratona internacional de patinação no gelo até luta livre mongol e shuffleboard.

E aí, gostou de descobrir mais detalhes sobre estes lugares frios no mundo? Para continuar recebendo conteúdo exclusivo e de qualidade sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita. 

Crédito das imagens: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas