Esquiar na neve é uma atividade que exige bastante do corpo. Portanto, depois de um dia agitado nas pistas, vale a pena reservar um tempo para descansar os músculos. Não é à toa que muitas estações de esqui e resorts de inverno oferecem serviços e tratamentos corporais com foco no bem-estar, como saunas, banheiras de hidromassagem e salas de massagem. Tudo para que os visitantes possam ficar bem à vontade e relaxar!
Continue lendo este texto para saber por que o corpo precisa de descanso depois do esqui e confira dicas de como se recuperar.
1. Alongamento ajuda a relaxar a musculatura depois de esquiar na neve
Depois de um dia cheio de adrenalina nas pistas de esqui, os músculos do corpo ficam tensos e contraídos. Para ajudá-los a relaxar, uma dica é investir em exercícios de alongamento. A prática alivia a tensão muscular e relaxa não apenas o físico, mas também a mente, recarregando as energias no pós-esqui. Dessa forma, com a musculatura menos tensionada, você sentirá menos dores no corpo.
Se possível, faça o alongamento assim que terminar de esquiar na neve, pois o corpo ainda estará aquecido, melhorando os resultados do exercício. Assim, você pode esquiar melhor e por mais tempo no dia seguinte. Vale lembrar que estar com o corpo relaxado e preparado é fundamental para evitar lesões no esqui.
2. Banheira de hidromassagem ajuda a relaxar a musculatura depois de andar de esqui
A banheira de hidromassagem é outro ritual de bem-estar físico que tem um efeito pós-esqui muito positivo na recuperação do corpo. Os jatos de água aquecida aliviam dores musculares e reduzem a contração dos vasos sanguíneos, ativando a circulação do sangue no organismo. Para pessoas que sofrem com retenção de líquido ao fim do dia, a água morna ainda auxilia na redução do inchaço e da sensação de peso.
3. Sauna acelera recuperação do corpo e reduz dores no pós-esqui
A sauna pós-esqui é outro ritual muito benéfico para o corpo. Assim como ocorre na banheira de hidromassagem, o calor estimula a vasodilatação e facilita o fluxo de sangue no organismo. Consequentemente, os músculos ficam mais relaxados e você passa a sentir menos dores.
A sauna também é bastante indicada para pessoas que lidam com estresse ou exaustão mental. Como a sala aquecida tende a ser um ambiente tranquilizante, é uma boa tirar alguns minutos da sua viagem para relaxar o corpo junto com a mente.
4. Massagem corporal alivia tensões musculares
A massagem corporal estimula os sistemas circulatório e nervoso e, além de proporcionar a descontração dos músculos, tem um efeito de relaxamento do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental. Se você procura uma atividade que promova o alívio da tensão e das dores musculares depois de esquiar na neve, a massagem é mais um ritual pós-esqui que pode te ajudar.
Para garantir bons resultados, a massagem deve ser realizada por um profissional capacitado, pois somente um especialista saberá aplicar as técnicas corretas.
Como esquiar na neve de maneira segura: use equipamentos de proteção e respeite os limites do seu corpo
Como muitos outros esportes, o esqui é uma atividade que demanda resistência, força física e muita concentração. O grau de exigência para cada pessoa depende do nível de habilidade e do condicionamento físico. Contudo, é quase certo que você vai se cansar depois de passar horas se divertindo na neve.
Para evitar qualquer lesão enquanto estiver esquiando na neve, é importante usar todos os equipamentos essenciais. São eles: capacetes, óculos para proteção solar, bastões, botas de esqui, luvas e roupas adequadas para neve. Também é fundamental respeitar o seu nível de habilidade na hora de escolher uma pista para esquiar.
Por fim, conheça e obedeça os seus limites físicos. Quanto maior o esforço, maior será o cansaço no fim do dia. Por isso, escute o seu corpo e saiba o momento certo de parar e descansar.
Gostou das nossas dicas para recuperar o corpo após esquiar na neve? Esperamos que sim! Para receber mais informações e conteúdos relevantes sobre esportes e turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita.