Conheça 10 animais que vivem na neve

Compartilhe:

Os animais que vivem na neve são conhecidos por sua beleza singular. Boa parte deles habita os lugares mais frios do planeta, como os polos norte e sul. Entretanto, também é possível encontrar algumas espécies em destinos turísticos mais comuns, como países da Europa, Ásia e América do Norte. Assim, se você tem vontade de conhecer melhor a vida selvagem em cenários de neve, a dica é incluir no seu roteiro de viagem lugares com bastante natureza e parques naturais.

Quer saber mais sobre os bichos acostumados com as baixas temperaturas? Então confira, a seguir, nossa seleção com 10 animais que vivem em ambientes frios e descubra onde encontrá-los:

1. Pinguins podem suportar temperaturas baixíssimas

pinguins na neve

Os pinguins são aves marinhas que habitam o Hemisfério Sul. A maior concentração desse animal está na Antártica, região mais fria do mundo. Contudo, algumas populações também podem ser localizadas em destinos de neve como Nova Zelândia, Austrália e Argentina (Terra do Fogo e Patagônia).

Mesmo não tendo uma pelagem espessa, os pinguins possuem uma grossa camada de gordura que serve como isolante térmico. Por essa razão, conseguem sobreviver em temperaturas extremas, que podem alcançar impressionantes -60°C. 

2. Urso Polar é a maior espécie de urso do mundo

urso na neve

Um dos animais que vivem na neve mais conhecidos, o urso polar vive em maior quantidade na região do Ártico, no Polo Norte. No entanto, também pode ser encontrado em áreas continentais adjacentes, como norte do Canadá, Alaska (EUA), Groenlândia, Rússia e Noruega. Ele é a maior espécie de urso do planeta, podendo chegar a mais de dois metros de comprimento e 720 quilos.

Um fato curioso é que, por baixo dos pelos brancos, a pele do urso polar é preta. A cor escura facilita a absorção dos raios ultravioletas do Sol e mantém o corpo mais aquecido, mesmo com as temperaturas baixíssimas que duram o ano todo.

3. Lobo-do-ártico é encontrado nas regiões ao norte

lobo na neve

O lobo-do-ártico possui uma pelagem bem branca que funciona como uma camuflagem na paisagem nevada. Seu habitat é a América do Norte, principalmente nas paisagens do Canadá ao norte. Algumas populações também podem ser encontradas na Groenlândia. Assim como os outros lobos, esses animais da neve vivem em alcateias e se deslocam de tempos em tempos por longas distâncias.

Por ser um animal caçador, qualquer contato humano com o lobo-do-ártico deve ser feito com cautela, respeito e, de preferência, com o acompanhamento de um guia. O ideal é participar de excursões com profissionais experientes. 

4. Boi-almiscarado pode ter  mais de 2 metros

boi almiscarado na neve

O boi-almiscarado habita as áreas frias do Canadá, Alasca e Groenlândia. Esse mamífero se alimenta de plantas e pode pesar até 400 quilos. Seus pelos são bem grossos para poder manter a temperatura do corpo aquecida no frio extremo. 

Além disso, por baixo da sua pelagem há uma grossa camada de lã. O boi-almiscarado é um dos animais da neve que vivem em rebanhos e podem ser encontrados em áreas com rica vegetação.

5. Renas são capazes de fazer longas caminhadas na neve

rena na neve

As simpáticas renas também são animais que vivem em regiões geladas. Elas fazem parte do imaginário do Natal com neve e habitam as áreas mais frias do Hemisfério Norte, como Rússia, Finlândia, Groenlândia, Noruega, Canadá e Alasca. Aliás, a cidade de Rovaniemi, na Lapônia finlandesa, é um dos melhores lugares da Europa para ver esses animais pessoalmente. 

Para que as renas consigam sobreviver em condições climáticas extremas, os seus pelos são ocos e cheios de ar, capazes de isolar o frio e mantê-las protegidas em meio à paisagem nevada. Outra marca registrada delas é que conseguem caminhar longas distâncias na neve sem se cansar. 

6. Lebre do ártico: um dos mais velozes animais que vivem na neve

lebre na neve

A lebre do ártico vive em ambientes frios e paisagens montanhosas. Os países em que o animal pode ser encontrado são: Suécia, Rússia, Noruega, Finlândia, Groenlândia e Islândia. Suas patas traseiras são mais longas que as dianteiras, o que facilita a mobilidade na neve. Por isso, as lebres conseguem ser muito rápidas e correr distâncias longas em pouco tempo.

Seus pelos brancos servem como uma camuflagem contra os predadores, mas, no verão, eles mudam para uma cor mais acinzentada. 

7. Macaco da neve adora se aquecer nas fontes termais

Macacos japoneses tomando banho no Jigokudani Monkey Park

Os macacos da neve vivem no parque Jigokudani, na província de Nagano, no Japão. Na nossa lista, eles são os únicos primatas entre os animais que vivem na neve. Para resistir às temperaturas negativas e se manterem aquecidos, eles contam com uma pele grossa e muitos pelos. 

Outra curiosidade é que os macacos da neve também conhecidos como macacos japoneses – adoram tomar banho nas fontes termais. O hábito serve para reduzir o frio e o estresse dos animais, que ficam agitados com o clima frio. Por conta disso, viraram uma atração popular do turismo no Japão durante o inverno.

8. Íbex habita as regiões montanhosa dos Alpes

ibex na neve

Os íbex vivem na região dos Alpes, principalmente no Parque Nacional dos Écrins e no Parque Nacional da Vanoise, ambos na França. Outro lugar que eles podem ser vistos é no Parque nacional Gran Paradiso, no noroeste da Itália. Esses animais que vivem na neve são conhecidos pelos chifres enormes curvados para trás. São sociáveis e costumam andar em grupos, principalmente na época do inverno.

Os íbex não gostam muito de temperaturas quentes e, por esse motivo, procuram áreas montanhosas de grande altitude na estação mais fria do ano. 

9. Camurças vivem em lugares de grandes altitudes

camurça na neve

As camurças vivem na região dos Alpes e dos Balcãs. Esses animais gostam de lugares de grandes altitudes, sobretudo no verão, para evitar o calor. Por outro lado, no inverno eles procuram áreas mais baixas, como florestas e pastagens de montanhas. As camurças estão em maior população na Espanha, como na província de Aragão (Catalunha) e em Navarra. 

Sua presença também é registrada no Parque Nacional do Vale Ordesa, na Espanha, e no Parque Nacional Francês dos Pirineus Ocidentais, na França.

10. Focas vivem em regiões polares, mas podem migrar

foca na neve

As focas são encontradas nas águas frias do Ártico e da Antártida. Os animais da espécie têm o corpo coberto de pelos e uma camada de gordura que auxilia no controle da temperatura corporal. Mesmo habitando as regiões polares, as focas podem migrar para áreas vizinhas em determinados períodos do ano. Entre elas, estão as Ilhas da Madalena, um arquipélago da província de Quebec, no Canadá.

Em uma visita ao local, você pode participar de excursões guiadas para conhecer esses adoráveis mamíferos e outros animais que vivem na neve. Imperdível!

Gostou de conhecer todos esses animais que vivem na neve? Então aproveite a empolgação para começar a planejar a sua próxima viagem agora mesmo! E para saber mais sobre o universo da neve, assine nossa newsletter

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas