Nada melhor do que se deliciar com a culinária italiana após um dia de diversão nos Alpes. Famosa por suas massas, receitas com legumes, azeite de oliva, queijos, tomates e sopas, a gastronomia italiana parece ter sido feita para a temporada de inverno. Pensando em inspirar a sua próxima viagem, reunimos 5 receitas de comida típica da Itália que não podem faltar em nenhum roteiro gastronômico que se preze. Confira!
1. Tagliolini: experimente uma massa deliciosa da culinária italiana
Tradicional da região do Piemonte, o tagliolini é uma massa bem fina e comprida que vai muito bem com molhos mais leves, como os feitos à base de ervas e azeite. Para quem está curtindo as férias na estação de Pragelato, essa é, sem dúvidas, uma das melhores alternativas para provar a gastronomia local.
Além de ter restaurantes incríveis, com pratos deliciosos, o local proporciona uma belíssima vista panorâmica para as pistas de esqui e é um dos destinos mais buscados para esquiar na Itália.
2. Pizza à lenha é outro clássico da culinária italiana
Depois de aproveitar as atrações de neve na Itália, vale a pena se deliciar com uma pizza italiana à lenha. Nesse tipo de forno, a temperatura é mais alta do que em fornos a gás – ou seja, a pizza fica levemente defumada, garantindo um sabor incrível! É essa qualidade dos alimentos, do forno e da receita secreta do pizzaiolo que faz toda a diferença para a excelência da culinária italiana.
3. Fonduta alla Valdostana é o famoso fondue italiano de queijo
O Fonduta alla Valdostana é feito a partir de uma combinação entre gema de ovo, leite, farinha e queijo Fontina. Os ingredientes são aquecidos até que a mistura alcance uma textura cremosa e densa. Por isso, o prato é uma ótima opção para se esquentar no inverno enquanto aproveita a gastronomia italiana.
Essa receita teve origem na região montanhosa do Vale de Aosta, cidade conhecida por seus resorts de neve e picos cobertos de branco. A tradição é preparar o fondue italiano em uma panela de cerâmica ou cobre e temperar o prato com pimenta branca. Na Itália, o Fonduta alla Valdostana é servido principalmente em um prato, com pães em cubos torrados ao lado e consumido com colher.
4. Arancino é outra comida típica da Itália
Arancino é o famoso bolinho de arroz italiano. Essa comida típica da Itália, especialmente da região de Sicília, é um bolinho frito de risotto empanado com uma massa de água e farinha (pastella). Geralmente, o quitute é recheado com molho vermelho de carne e queijo. Mas, o recheio com presunto e queijo também é uma boa opção para experimentar a delícia da culinária italiana.
5. Minestrone é uma sopa rica em vegetais e legumes picados
Minestrone é o prato perfeito para quem aprecia uma boa sopa para se esquentar no frio. Essa receita italiana é feita à base de uma mistura de vegetais e legumes picados, às vezes, acompanhada de massa ou arroz. A sopa minestrone costuma ser servida no inverno na Itália com o acompanhamento de couve, espinafre, abóbora, abobrinha, batata, cenoura, tomate e outros legumes e vegetais verdes.
6. Bistecca alla Fiorentina é um bife muito conhecido na culinária italiana
Bistecca alla Fiorentina, que leva o nome da cidade de Florença, é um bife italiano muito famoso e saboroso. Ele é retirado do animal da raça Chianina, que tem origem no Vale de Chiana, em Toscana. A carne é maturada por cerca de 20 dias e cortada em um formato de bife T-Bone clássico, seguindo um peso e corte muito precisos. Para realçar o sabor, tempera-se o bife com sal grosso e um pouco de pimenta no final, sem nenhum aromático.
A dica é combinar a culinária da Itália com uma deliciosa degustação de vinhos – atração incrível de turismo no país durante o inverno. O vinho tinto harmoniza muito bem com as carnes vermelhas, como a Bistecca alla Fiorentina.
Gostou de conhecer mais sobre a culinária italiana? Esperamos que sim! Para continuar recebendo conteúdos exclusivos sobre turismo de inverno e na neve, assine a nossa newsletter gratuita.