Esqui sustentável: 3 boas práticas para a sua viagem

Compartilhe:

Você já ouviu falar em esqui sustentável? O conceito está associado a práticas que ajudam a reduzir o impacto da atividade no meio ambiente. Pode não parecer, mas o esporte interfere bastante no ecossistema das montanhas desde a estrutura das estações até os materiais utilizados nos equipamentos para esquiar

Dito isso, se você planeja passar as férias curtindo a neve, vale a pena ficar de olho em atitudes que contribuem para a preservação da natureza local. Quer saber como? Confira algumas dicas sustentáveis que reduzem o impacto ecológico da viagem de ski:

1. Atente-se ao material dos equipamentos usados para esquiar 

dicas de sustentabilidade esqui

Encerar os esquis e pranchas de snowboard é um cuidado importante que reduz o atrito dos acessórios com a neve e melhora a velocidade e o desempenho do praticante nas pistas. 

Na hora de escolher a cera, dê preferência a versões que não são produzidas com produtos químicos agressivos, como os PFCs (perfluoroquímicos). Esse composto é capaz de impregnar a neve e contaminar a vegetação e os cursos de água da região. Portanto, deve ser evitado. 

2. Compre ou alugue roupas de esqui de marcas sustentáveis 

 

roupas de frio viagem sustentável de esqui

As roupas para esquiar também têm influência no meio ambiente e merecem uma atenção especial. Nesse caso, uma das melhores dicas de sustentabilidade em uma viagem de inverno é investir em roupas de frio de marcas ecológicas. 

Quando for escolher as peças, preste atenção no material utilizado na confecção. Se possível, priorize marcas que vendem roupas e acessórios feitos com matéria-prima reciclada e a partir de um processo produtivo com baixo consumo de água. Outra dica sustentável é evitar tecidos de origem animal.

3. Se hospede em resorts de inverno com iniciativas sustentáveis 

Nos últimos anos, vem crescendo o número de estações de esqui e resorts sustentáveis. A infraestrutura desses lugares é pensada com o intuito de causar o mínimo impacto no meio ambiente. Algumas estâncias, inclusive, já usam fontes de energia renovável para elevadores, teleféricos e ônibus elétricos. 

Um bom exemplo são os resorts Club Med, que, em sua grande maioria, possuem certificados GREEN GLOBE um dos mais importantes do turismo responsável – e têm como compromisso proteger a natureza local, reduzindo ao máximo os impactos das suas instalações no ecossistema. 

Ao se hospedar nesse tipo de acomodação, você ainda une o útil ao agradável e se beneficia das diversas facilidades de um resort com pacote All Inclusive, como refeições inclusas na diária, clubes infantis, aulas de esqui para todos os níveis de habilidade, entre outras.

Gostou dessas dicas relacionadas ao esqui sustentável? Tomara que sim! Para receber mais conteúdos exclusivos e de qualidade sobre destinos de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas