Esquiar na neve: qual é a importância do alongamento?

Compartilhe:

Esquiar na neve é uma experiência fantástica, porém, pode exigir bastante do nosso corpo. Para que você mantenha o equilíbrio nas pranchas e faça manobras radicais, todos os músculos precisam trabalhar em conjunto e, por isso, é fundamental melhorar o condicionamento físico antes de se aventurar nos esportes de inverno. 

Neste sentido, os exercícios de alongamento são os que mais contribuem para que a prática do esqui seja um sucesso! Os movimentos realizados durante o alongamento são voltados para a flexibilidade dos músculos, mas oferecem uma série de benefícios para a saúde e conseguem otimizar a performance do corpo em diferentes atividades físicas. 

A seguir, te contamos qual é a importância do alongamento antes de esquiar na neve. Confira!

Exercícios de alongamento melhoram sua flexibilidade

Ao fazer um alongamento antes do treino, você recupera e mantém a flexibilidade necessária para esquiar na neve. Esse é um dos aspectos mais importantes para a prática de atividades esportivas. Isso porque a flexibilidade permite que você realize movimentos mais amplos e mantenha o equilíbrio. Ou seja, tudo o que você precisa para fazer manobras radicais incríveis com mais facilidade. 

Com os exercícios de alongamento, você se mantém mais flexível durante a prática de esqui | Shutterstock

Esquiar na neve: tensão muscular é reduzida com o alongamento 

Os exercícios de alongamento não servem apenas para deixar o esqui mais radical! Eles também ajudam a evitar lesões. Quando você está esquiando na neve, os músculos do seu corpo podem ficar tensionados e, dependendo da intensidade da prática do esporte, essa tensão pode resultar em sérias lesões durante o esqui, como distensões musculares. O alongamento previne essas complicações ao relaxar o corpo, soltar os músculos e liberar seus movimentos. 

Alongamento antes do treino ou do esqui ajuda a evitar lesões na neve | Shutterstock

O alongamento promove a circulação sanguínea adequada

A baixa temperatura das montanhas de neve faz com que seu corpo perca calor para o ambiente e reduza o fluxo de sangue. No entanto, os músculos precisam do oxigênio e dos nutrientes que são transportados pelo sistema circulatório. Nesse caso, os movimentos realizados durante o alongamento se tornam grandes aliados do organismo ao estimular a circulação sanguínea. 

Mulher alongando na neve
Redução do fluxo sanguíneo é um desafio ao esquiar na neve | Shutterstock

Como se alongar para esquiar na neve e praticar outros esportes?

O alongamento consiste em manter o corpo em determinadas posições por alguns segundos. Para quem vai praticar esqui ou outros esportes de inverno, posições com rotação de tronco e alongamento dos músculos da perna são boas opções. Além disso, é essencial manter uma respiração lenta e controlada ao se alongar, pois o ato favorece o relaxamento muscular.

Alongar os troncos e as pernas é muito útil antes de esquiar na neve | Shutterstock

Gostou de saber a importância do alongamento ao esquiar na neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno e sobre como esquiar na neve, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas