Finlândia: turismo, inverno e mais. Confira!

Compartilhe:

A Finlândia é o destino ideal para viajantes que gostam de experiências únicas. O país é conhecido pelo seu inverno rigoroso, com temperaturas que podem chegar a -20°C. Por esse motivo, boa parte do seu território fica coberto por neve durante a estação, principalmente nas regiões mais ao norte.

Contudo, mesmo com o frio intenso, viajar para a Finlândia nessa época do ano também tem seus encantos. Você pode desfrutar de diversas atividades eletrizantes, como andar de trenós puxados por cães, patinar no gelo e esquiar nas montanhas. De quebra, ainda tem a chance de conhecer a casa do Papai Noel, um dos habitantes mais ilustres do país. 

Ficou curioso para saber mais sobre a Finlândia? Então, confira abaixo as principais informações sobre a região e os melhores lugares para visitar por lá.

Onde fica a Finlândia? País fica próximo ao Círculo Polar Ártico

A Finlândia é um país do norte da Europa que faz fronteira com a Suécia, Noruega e Rússia. Seu território está entre a Europa Ocidental e Oriental, sendo um dos países mais próximos ao Círculo Polar Ártico. Por esse motivo, a região está sujeita a um clima temperado, com invernos longos e um verão não muito quente. Nas áreas mais ao norte da Finlândia, predomina o clima ártico, com temperaturas baixas durante boa parte do ano. 

A Finlândia faz parte do grupo dos países nórdicos, junto com a Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia. 

Inverno na Finlândia é um dos mais rigorosos do mundo

O inverno na Finlândia ocorre entre os meses de novembro e março. Por estar na parte norte da Europa e perto do Círculo Polar Ártico, a estação registra temperaturas baixíssimas, que podem atingir até -20°C. O período também é marcado por dias curtos e noites longas. Normalmente, o sol aparece por poucas horas e começa a escurecer já no começo da tarde. 

Uma das características mais marcantes do inverno na Finlândia é a forte queda de neve. As temperaturas baixas provocam uma nevasca intensa e boa parte dos lagos e cachoeiras ficam completamente congelados. Assim como em qualquer região do mundo, o frio também varia entre o norte e o sul. 

No norte da Finlândia, as temperaturas no inverno são quase sempre abaixo de zero, com muita neve e clima seco. No sul, o frio não é tão severo, mas ainda é considerado intenso. Portanto, roupas térmicas e bem aquecidas são indispensáveis em uma viagem de inverno para o país. 

Inverno na Finlândia
Inverno na Finlândia é marcado por muito frio e forte queda de neve

Agora, confira algumas das principais atrações da Finlândia no inverno:

1. Hotel de gelo na Lapônia

Os hotéis de gelo na Lapônia finlandesa são construídos a cada inverno. Sua estrutura é feita inteiramente de neve e gelo, portanto, a experiência é para quem não tem medo do clima congelante do país. Um dos mais populares da região é o Lainio Snow Village, que fica a menos de 200 km ao norte do Círculo Ártico.

O que mais chama atenção no lugar são os quartos decorados com esculturas temáticas. O hotel ainda oferece outras atrações, como restaurante, boate subterrânea e um bar que serve drinks em copos de gelo. 

Os hotéis de gelo na Lapônia finlandesa são construídos a cada inverno

2. Aldeia do Papai Noel

Na cidade de Rovaniemi, está localizada a casa oficial do Papai Noel, a Santa Claus Village. O local é um paraíso para quem gosta da atmosfera natalina. Além da residência do bom velhinho, também é possível encontrar suas renas e os seus ajudantes. Se você não conseguir viajar para a Finlândia durante a época de natal, não tem problema. O lugar fica aberto o inverno inteiro.

Durante a visita, os turistas ainda podem fazer uma excursão de trenó pela aldeia e curtir a neve. Um programa encantador para crianças e adultos. 

Casa do papai Noel Finlândia
Santa Claus Village abriga a casa do Papai Noel, símbolo do natal no país

3. Estações de esqui: pratique diversos esportes na neve

A Lapônia finlandesa possui algumas estações de esqui. Você pode aproveitar a viagem para praticar esportes de inverno enquanto contempla as paisagens nevadas da região. Os centros esportivos oferecem atividades como esqui, snowboard, esqui cross-country, caminhada com raquetes, entre outros.

Os visitantes também podem participar de excursões guiadas, trilhas e desfrutar da gastronomia e bebidas típicas do país nos estabelecimentos da região onde fica cada estação de esqui.

Estação de esqui na Lapônia finlandesa

4. Aurora Boreal: um dos maiores espetáculos do inverno finlandês

A Finlândia é um ótimo lugar para apreciar a aurora boreal, pois está bem perto do Polo Norte. O espetáculo ocorre na região da Lapônia finlandesa, entre o fim de agosto e o início de abril. Os melhores lugares para ver as luzes são aqueles sem poluição luminosa, pois quanto mais escuro o céu, melhor. Por isso, o ideal é procurar ficar em lugares mais remotos, como parques naturais ou vilarejos pequenos.

Você também pode procurar guias turísticos especializados nesse tipo de turismo na Finlândia para ter mais facilidade e praticidade na jornada. 

Aurora Boreal é um dos maiores atrativos do inverno na Finlândia

5. Admire a arquitetura da capital Helsinque

A capital Helsinque é o grande centro econômico e cultural da Finlândia. A cidade possui uma arquitetura excepcional, que mescla o clássico com o moderno. Um dos lugares que não podem faltar no seu roteiro de viagem é a Catedral de Helsinque. Outras construções emblemáticas do país são a Casa do Parlamento, Biblioteca Oodi e o museu de arte contemporânea Amos Rex.

Para as refeições, vale apostar nos restaurantes, bares e casas de café locais, que são ótimas opções, principalmente nos dias mais frios.

capital da Finlândia
Escadaria da Catedral de Helsinque coberta de nove durante inverno na Finlândia

Gostou de conhecer um pouco mais sobre turismo e inverno na Finlândia? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas