6 manobras aéreas de esqui e snowboard freestyle

Compartilhe:

O freestyle é uma modalidade do esqui e snowboard cujo foco está em realizar manobras aéreas. Nesse sentido, esse estilo de deslizar na neve se assemelha muito à cultura do skate, marcada pelo esforço constante de superar os próprios limites em busca de acertar manobras cada vez mais difíceis. 

Comumente realizado em parques de neve, o snowboard e o esqui estilo livre (tradução em português do termo “freestyle”) possuem uma enorme variedade de manobras dos mais diferentes níveis de dificuldade. Nesse texto, você conhece 5 dessas manobras para, quem sabe, se inspirar e acompanhar mais a modalidade. Confira!

1. Mute Grab é uma das manobras aéreas mais conhecidas do esqui

Essa é uma das manobras aéreas mais famosas do esqui estilo livre. Para acertá-la, o esquiador se lança de uma rampa ou plataforma de salto e, no ar, cruza os dois esquis enquanto agarra um deles com a mão e o puxa o mais próximo possível do corpo. Durante o movimento, ele também tem que escolher as pernas para que a execução seja perfeita. 

manobra Mute Grab

2. Triple Rodeo 1440 é um dos movimentos freestyle mais desafiadores

Saindo do básico e indo direto para uma das manobras aéreas mais avançadas, chegamos ao Triple Rodeo 1440. É impossível não ficar boquiaberto ao ver alguém executar esse movimento super desafiador. A manobra consiste no esquiador se aproximar da rampa de lançamento de costas e, depois, performar 4 giros de 360º antes de aterrizar. Confira o vídeo abaixo do esquiador Gus Kenworthy realizando a manobra:

3. Manobras no corrimão

Aqui não tratamos de uma manobra com nome específico, mas vale a pena ser mencionada. As manobras no corrimão são um campo do snowboard e esqui freestyle muito amplo, com diversas opções de movimentação e variação. Um exemplo é o spin on, no qual o esquiador gira antes de deslizar no corrimão. Já o spin out, é o movimento de giro para sair do corrimão, que emenda em um salto aéreo até o solo. 

O vídeo abaixo exemplifica bem como são variadas as manobras aéreas no corrimão:

4. Frontside 360: saiba como executá-lo com perfeição

Falando mais especificamente do snowboard agora, vale ressaltar o frontside 360, que é uma das manobras aéreas mais importantes para um snowboarder aprender. Relativamente simples, a manobra só será executada com perfeição se o atleta, ao se lançar de uma rampa, fizer uma rotação completa em volta de seu próprio eixo e aterrissar sem cair. O vídeo abaixo, em inglês, ensina como performar a manobra:

5. Quadruple Cork é uma das manobras aéreas mais radicais no snowboard

Dentre todas as manobras aéreas de snowboard, poucas são mais radicais do que a quadruple cork, executada pela primeira vez em 2015, pelo snowboarder Billy Morgan. Um “cork” é quando o atleta completa uma rotação do eixo longitudinal e vertical ao mesmo tempo, enquanto está no ar. O movimento se assemelha a um parafuso (cork, em inglês), o que justifica o título da manobra.

Em 2015, Billy Morgan conseguiu realizar 4 corks seguidos antes de tocar a neve de novo, executando pela primeira vez o Cork Quádruplo. Veja no vídeo abaixo:

6. O quadruple backflip é mais uma manobra

O backflip (ou “mortal para trás”, no bom português) padrão é difícil de se executar no snowboard freestyle. Porém, o que Maxence Parrot fez com esse movimento leva o sarrafo ainda mais para o alto. Ele foi o primeiro atleta a executar quatro mortais para trás em sequência antes de pousar na neve. O vídeo da manobra é um pouco agoniante, pois parece que não vai dar tempo do último backflip ser concluído. Veja só: 

Esses são só alguns exemplos da infinidade de manobras aéreas que existem no esqui e no snowboard freestyle. Se você se interessou pelo assunto, assine nossa Newsletter gratuita para ter acesso a mais conteúdos sobre o universo dos esportes e turismo de neve e inverno. 

 

Crédito das fotos: Shutterstock / Vídeos: YouTube

Compartilhe:

Matérias Relacionadas