Se você gosta de assistir às Olimpíadas de Inverno, provavelmente já viu uma máquina de neve em ação. Elas são muito utilizadas em competições e estações de esqui e ajudam a natureza a suprir a quantidade de neve necessária para que todas as atividades de inverno possam ser realizadas. Mas como isso é possível?
Nós, humanos, aprendemos como fazer neve artificial a cerca de 80 anos atrás por meio de um processo muito interessante. Abaixo, explicamos direitinho como funciona esse processo. Confira!
Como a neve é naturalmente formada?
Antes de entender como funciona uma máquina de neve artificial, é preciso entender como é o processo de formação de um floco de neve na natureza. Para que ocorra queda de neve natural, é preciso que haja uma grande quantidade de vapor de água na atmosfera e que as temperaturas, tanto nas nuvens quanto no solo, estejam abaixo de 0 ºC.
Nessas condições, o vapor de água se choca contra pequenas partículas (podem ser de poeira, pólen, ou qualquer tipo de partícula pequena) chamadas de nucleadores. A partir daí, as partículas minúsculas de vapor de água congelam instantaneamente por meio do contato com o nucleador, criando um cristal de gelo hexagonal que, por sua vez, vai se chocando com outras partículas de vapor de água e aumentando de tamanho.
Esse fenômeno resulta no tradicional floco de neve com aquela padronagem super complexa que estamos acostumados a ver em diversas mídias ao longo da vida.
Um detalhe interessante é que nem toda neve é igual. Um ar mais seco produz uma neve fofa, em que os flocos não grudam uns nos outros. Essa neve é conhecida como powder, muito comum na Ilha de Hokkaido, no Japão. Climas um pouco mais quentes, por sua vez, produzem uma neve que derrete nas pontas, a tornando grudenta, ideal para fazer bonecos de neve.
Como a máquina de neve faz nevar?
Agora que você já entende como funciona a criação natural da neve, fica bem mais fácil entender o processo por trás de uma máquina de fazer neve. A máquina de neve se assemelha a um secador de cabelo gigantesco, com um ventilador no meio. Além disso, ela possui algumas pequenas saídas de vapor de água e de nucleadores por todo o contorno bocal da máquina.
Como ela funciona? Ao ser ligada, o ventilador interno começa a girar, criando uma grande corrente de ar em direção ao bocal da máquina. Neste mesmo momento, as saídas começam a liberar uma grande quantidade de pequenas partículas de vapor de água e de nucleadores (que no caso da máquina são feitos de gelo).
A corrente de ar joga essas partículas para fora da máquina e para cima ao mesmo tempo, o que acaba se misturando. Dessa forma, há o início de todo aquele processo de junção entre nucleadores e vapor de água comentado acima, criando neve artificial.
É possível diferenciar neve artificial da natural?
Se colocarmos um floco de neve artificial e um natural lado a lado, perceberemos que o floco de neve artificial é redondo e não possui aquela forma complexa encontrada na natureza. No entanto, a diferença, na prática, é quase imperceptível e é possível praticar o esqui, snowboard e todos os mais variados esportes de neve em ambos os tipos.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a máquina de neve? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.