Mulheres no esporte: 4 esquiadoras para conhecer

Compartilhe:

Você costuma acompanhar as conquistas e as competições das mulheres no esporte? Elas estão dominando os pódios e garantindo medalhas nos Jogos Olímpicos e em inúmeras outras disputas ao redor do mundo. Quando falamos de esportes de neve, o esqui é um dos mais conhecidos e acompanhados e, felizmente, o que não falta na modalidade são mulheres talentosas competindo. 

Se você nunca ouviu falar de nenhuma esquiadora, não se preocupe! Fizemos uma lista com 4 mulheres no esqui que fizeram ou fazem história no esporte para você conhecer. Confira. 

Por que acompanhar mulheres no esporte de inverno?

Por muito tempo, acompanhar mulheres no esporte foi um verdadeiro desafio. As esportistas enfrentavam diversas barreiras e dificuldades: falta de acesso aos treinos, preconceito, além de, muitas vezes, terem que driblar a dupla jornada envolvendo casamento, casa e cuidados com os filhos. Isso sem falar na pouca cobertura da imprensa nas modalidades femininas. 

Mesmo assim, a evolução da mulher no esporte é notável e elas nunca deixaram de lutar pelo direito de competir e ganhar medalhas. A competição de saltos de esqui, por exemplo, está presente nos Jogos Olímpicos de Inverno desde sua primeira edição em 1914, que aconteceu em Chamonix, na França. No entanto, as mulheres só puderam participar da competição nos Jogos Olímpicos de Sochi, na Rússia, em 2014 – quase cem anos depois! 

Por isso, é essencial dar audiência e conhecer as mulheres que fizeram bonito no esporte. Dê só uma olhada nessas 4 esquiadoras incríveis!

1. Lindsey Vonn, dos EUA

Campeã olímpica e da Copa do Mundo? Temos! A norte-americana Lindsey Vonn, de 38 anos, já está acostumada com premiações: ganhou a Copa do Mundo de Esqui Alpino 4 vezes (em 2008, 2009, 2010 e 2012) e levou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver, no Canadá, sendo a primeira mulher americana a ganhar a competição. 

Neste mesmo ano, a esquiadora campeã ganhou o Prêmio Laureus do Esporte Mundial, oferecido aos esportistas de maior destaque. Em seu currículo, Lindsey também ostenta seus quatro títulos mundiais na categoria super-G e seis na modalidade downhill. 

Nas Olimpíadas de Inverno de Sochi, a atleta não competiu, mas chegou a cobrir a competição como correspondente da NBC. Desde 2019, Lindsey está aposentada devido às diversas lesões sofridas nos anos de competição. Mesmo assim, a estadunidense permanece sendo uma grande referência quando o assunto é a mulher no esporte.

2. Anja Pärson, da Suécia

Anja Pärson, de 41 anos, é outra referência no que diz respeito às mulheres no esporte, principalmente no esqui. Isso porque ela é a única mulher a conquistar o campeonato mundial nas cinco modalidades de esqui alpino (downhill, slalom, super-G, salto de esqui e esqui cross-country). Ela é também medalhista olímpica: foram quatro medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro entre 2002 e 2010. 

Assim como Lindsey, Anja Pärson também precisou se aposentar em consequência de lesões. Em 2012, a sueca anunciou sua despedida do esporte após lesionar a cartilagem de seu joelho esquerdo. Ao todo, ela dedicou 14 anos de sua vida ao esqui e tornou-se uma inspiração para diversas mulheres na Suécia e no mundo.  

3. Ester Ledecká, da República Tcheca

Uma mulher, mais de um esporte: essa é a trajetória da tcheca Ester Ledecká. Ela não é só esquiadora, mas também snowboarder, ganhando o ouro em 2018 nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, na Coreia do Sul, no esqui alpino. Além disso, ela também garantiu o ouro no snowboard em 2018 e nas Olimpíadas de Inverno de Pequim, na China, em 2022. 

Ester Ledecká se tornou uma inspiração ao ser a primeira mulher a conquistar duas medalhas de ouro em esportes diferentes em uma mesma olimpíada. Com 27 anos, a tcheca ainda está na ativa e é uma das maiores esportistas de inverno da atualidade.

4. Blanca Fernandéz Ochoa, da Espanha

Natural de Madri, Blanca Fernandéz Ochoa foi uma inspiração para diversas meninas que amam esportes de inverno. Considerada a maior esportista de esqui alpino da Espanha, ela conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Inverno de Albertville, na França, em 1992. Pioneira, ela colecionou 19 títulos em campeonatos espanhóis, participando também de cinco campeonatos mundiais de esqui. 

Depois de uma trajetória incrível de medalhas, que começou ainda na década de 1980, Bianca se aposentou em 1992, após sua participação nas Olimpíadas de Albertville. Ela morreu em 2019, aos 56 anos, e seu legado permanece sendo inspirador para as mulheres no esporte em todo o mundo, mas principalmente na Espanha, sua terra natal. 

Gostou de conhecer melhor a participação dessas incríveis mulheres no esporte? Esperamos que sim! Para receber mais informações e conteúdos de qualidade sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita.

Crédito das fotos: Shutterstock e Instagram 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas