Os esportes de inverno são uma ótima fonte de adrenalina. Não à toa, alguns deles são considerados perigosos e estão reservados apenas para os mais corajosos. Se você faz parte desse grupo de destemidos e deseja experimentar algo novo durante as suas férias na neve, vale ter em mente quais são as modalidades de maior risco.
A seguir, reunimos os 4 esportes de inverno mais perigosos do mundo. Confira!
1. Snowboard é um dos esportes de inverno com maior risco de lesões
O snowboard está entre os esportes de inverno mais praticados nas estações de esqui ao redor do mundo. No entanto, a modalidade oferece grandes riscos de acidentes. Segundo dados do ValuePenguin, mais de 255 mil pessoas tiveram ferimentos ou acidentes de snowboard entre os anos de 2010 e 2019.
Então, já sabe: se for se arriscar no esporte, certifique-se de providenciar os equipamentos de snowboard adequados e tomar todas as precauções necessárias para evitar possíveis quedas e imprevistos médicos.
2. Ski jumping é um esporte de inverno que exige bastante técnica e prática
Ski jumping – ou salto de esqui – é mais um esporte radical na neve que vale ser experimentado, mas com cautela. Suas manobras misturam a velocidade ao peso da gravidade e à altitude das montanhas e, sem a devida técnica, são a fórmula perfeita para acidentes e lesões. Sendo assim, quem ainda não tem experiência na prática do esporte deve dar preferência a rampas menores e a saltos mais simples.
3. Tobogã e trenó de neve também estão entre os esportes de inverno perigosos
Para a surpresa de muita gente, o tobogã e o trenó de neve têm riscos semelhantes ao ski jumping – tanto em relação ao impacto quanto em relação à velocidade das manobras. Essas modalidades são bastante populares nas estações de esqui, principalmente, entre famílias com crianças. No entanto, é importante praticá-las com cuidado e em áreas seguras.
4. Patinação no gelo é mais um esporte de inverno que pode causar lesões
Outro esporte de inverno que muitas pessoas duvidam que seja perigoso é a patinação no gelo. No entanto, a modalidade está entre as principais causadoras de lesões, logo atrás do esqui e do snowboard.
É comum ter receio de cair ao patinar em pistas de gelo, mas, não deixe que isso te prive da experiência. É possível superar esse medo e evoluir na prática, aproveitando as diversas e incríveis pistas de patinação espalhadas ao redor do globo.
Esportes de inverno para os mais corajosos: onde praticar?
Se os esportes radicais de inverno não te intimidam e você tem vontade de praticá-los, que tal arrumar as malas e partir em direção aos melhores destinos de neve do mundo? Estações de esqui como as de Val Thorens e Valmorel, na França, St. Moritz, na Suíça, e Pragelato, na Itália, têm ótima infraestrutura para a prática de esportes de inverno e excelentes opções de hospedagem com pacotes All Inclusive.
Basta separar todo o equipamento de segurança necessário, organizar o roteiro de viagem e curtir a adrenalina dos esportes perigosos!
Gostou de saber quais são os esportes de inverno mais perigosos do mundo? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos exclusivos sobre o melhor do turismo na neve, assine a nossa newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock