A patinação no gelo faz parte da cultura de muitos destinos de inverno ao redor do mundo. Para a maioria dos brasileiros, ela é imediatamente associada à patinação artística ou aos rinques artificiais que aparecem nos shoppings na época de Natal. No entanto, o esporte vai muito além disso! Também é possível patinar no gelo ao ar livre, em lagos congelados que se tornam verdadeiras pistas naturais aos pés de belas montanhas nevadas.
Para te inspirar a conhecer este outro lado da patinação no gelo, reunimos 5 dos mais lindos lagos onde você pode patinar no inverno. Confira!
1. Lago Silvaplana, Suíça
O lago Silvaplana fica localizado no vale de Engadina, em Grisons, na Suíça. O local é utilizado para a prática de diversas atividades esportivas ao longo do ano. No inverno, devido às baixíssimas temperaturas, o lago inteiro congela e se transforma em uma belíssima e gigantesca pista de patinação no gelo, capaz de atrair patinadores do mundo todo. Além disso, muitos consideram este lago o berço do snowkite, um dos esportes de neve mais radicais.
2. Lago Mirror, USA
O lago Mirror fica na região do Lake Placid, nas montanhas Adirondacks, em Nova York. Devido às suas pistas de gelo internas, é possível patinar no local durante todo o ano. No entanto, é no inverno que acontece a experiência mais divertida: o Lago Mirror congela e passa a servir como uma pista de patinação no gelo natural. São 493 mil m² de gelo cristalino, onde você pode praticar manobras radicais ou simplesmente curtir a vista.
3. Lago Shichahai, China
O lago Shichahai fica bem perto de Pequim, na China. Durante o inverno, ele se torna um ponto turístico muito famoso — tanto pela patinação no gelo quanto por outras atividades na neve. O local e seus arredores são muito frequentados por grupos de amigos e famílias que buscam se divertir em suas férias de inverno. Além do rinque de patinação no gelo, você ainda encontra por lá diversos meios de transporte, como carros de gelo, cadeiras de gelo, bicicletas de gelo e muito mais!
4. Lago Vanern, Suécia
O lago Vanern é o maior de toda a Europa. Isso significa que, durante o inverno na Suécia, ele se congela e também conquista o título de maior pista de gelo contínua da Europa. Aproveite a visita ao local para apreciar as lindas vistas do país nórdico e patinar no gelo durante o pôr do sol. Acredite: o show de luzes em contraste com a vista é de arrepiar!
5. Lago Weissensse, Áustria
O lago Weissensee, na Áustria, é um bom lugar para os iniciantes na patinação no gelo. O lago é mantido por profissionais, para que a pista de patinação de gelo esteja sempre em boas condições. Além disso, a Natural Ice Skating School oferece aulas de patinação no lago — que é dividido em diversas sessões, onde você pode praticar manobras, atingir altas velocidades ou apenas curtir a experiência.
Patinação no gelo em pistas naturais requer cuidados extras com a segurança
Antes de sair patinando por aí, é importante ter noção de algumas medidas de segurança. Lagos congelados não são ambientes 100% controlados. Portanto, é importante se certificar previamente de que o gelo está resistente e não corre o risco de se partir durante a patinação.
O ideal é praticar o esporte acompanhado de um profissional ou, pelo menos, de alguém que já conheça o destino escolhido e tenha experiência com patinação no gelo ao ar livre.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a patinação no gelo? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock