10 países que nevam para você visitar um dia

Compartilhe:

Os países que nevam estão entre os destinos mais procurados para viagens. Há muitas opções de lugares ao redor do mundo para quem sonha em conhecer a neve de perto seja para praticar atividades em estações de esqui ou, simplesmente, curtir um clima frio e uma paisagem diferenciada.

Por isso, antes de decidir para onde ir, vale a pena dar uma boa pesquisada sobre cada região, considerando as suas características climáticas, culturais e de entretenimento, além das melhores épocas do ano para embarcar em sua próxima aventura.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se preocupe! Reunimos, a seguir, 10 países com neve que merecem entrar na sua lista de desejos. Confira:

1. França oferece diversas opções para quem quer se aventurar nos esportes de inverno

Você pode encontrar neve na França em diversas cidades. As principais são Estrasburgo, Mulhouse, Colmar, Haguenau e Schiltigheim, que ficam na região da Alsácia. A charmosa capital Paris também assume um cenário invernal deslumbrante, com os principais cartões postais do mundo cobertos pelo branco da neve. 

Quando o assunto é diversão, os Alpes franceses não podem ficar de fora. Ideal para visitar entre dezembro e março, essa região possui paisagens naturais lindas, cidades históricas, parques naturais e montanhas imponentes como a famosa Mont Blanc, a mais alta da Europa Ocidental.

Para quem tem vontade de experimentar esportes de inverno, os Alpes têm uma variedade de estações de esqui e o grandioso domínio dos 3 Vales, maior área de esqui do mundo. Suas pistas oferecem diversão para praticantes em todos os níveis de habilidade, desde os iniciantes até os profissionais.

2. Suíça é um dos destinos mais tradicionais entre os países que nevam

A Suíça está entre os países que têm neve mais visitados do mundo. A região é o berço do turismo de inverno e abriga os famosos Alpes suíços um dos destinos mais procurados pelos turistas que querem contemplar as paisagens cobertas de branco.

Seu ponto mais conhecido é a estação de St. Moritz, que, além de oferecer uma infinidade de atrações e instalações para a prática de esportes de inverno, como pistas de esqui, passeio de trenó, escalada no gelo e golfe na neve, tem excelentes atrações culturais, hotéis, restaurantes e resorts.

Outro lugar interessante para aproveitar a neve na Suíça é a cidade de Zermatt, localizada perto da montanha Matterhorn. Já Grindelwald e Davos, são ótimas opções para quem é apaixonado por paisagens naturais em países que nevam.

Esportista com vista para os montes nevados da Suíça

3. Itália reúne uma das maiores áreas de esqui do planeta

A Itália é conhecida por seu clima ameno e ensolarado. Entretanto, também há regiões com inverno mais rigoroso, como as cidades alpinas, no norte do país. A cidade Cortina D’Ampezzo, nos Alpes italianos, abriga a famosa cordilheira Dolomitas, considerada Patrimônio Mundial da Unesco.

Para quem procura um lugar com muita aventura, o domínio de esqui da Via Lattea, localizado na cidade italiana de Turim, possui pistas capazes de contemplar esquiadores profissionais e iniciantes. A região, inclusive, foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2006.

Para quem não tem a intenção de esquiar, é possível curtir a neve de outras maneiras: caminhando pelas belas trilhas locais, andando de trenó e, claro, apreciando a incomparável culinária italiana nos inúmeros restaurantes e bares disponíveis. 

Outro ponto positivo é que chegar até a Via Lattea é super fácil, pois a estação Oulx tem ligação com várias cidades europeias. Para ficar ainda melhor, a vista durante o percurso é fenomenal.

4. Canadá é um dos países que nevam famosos por oferecer uma longa temporada de esqui

Se você não tem medo de enfrentar um inverno rigoroso, o Canadá pode ser o destino ideal para as suas férias. O país é conhecido por sua longa temporada de neve com temperaturas que podem chegar a -15 °C e por suas tradicionais estações de esqui, como a Estação Le Massif de Charlevoix, perto da cidade de Quebec. Com pistas para todos os níveis de experiência, a instalação é versátil e ainda impressiona com paisagens deslumbrantes.

A cidade de Alberta, no oeste, abriga o vilarejo de Lake Louise, um dos cartões postais mais famosos do Canadá, que fica coberto de neve no inverno. No roteiro, ainda vale incluir Whistler, Winnipeg, Jasper e Mont-Tremblant. Enfim, não faltam lugares para curtir o inverno neste que é um dos principais países que nevam no mundo!

paisagem de neve no canadá

5. Japão possui estações de esqui com neve de altíssima qualidade

O Japão possui regiões com bastante queda de neve no inverno. Na província de Gifu, fica Shirakawa-Go, um vilarejo repleto de casas charmosas e pinheiros. Aomori, na região norte de Tohoku, é a cidade que mais neva no país e é uma excelente opção para quem não tem medo do frio. Já as estações de esqui do país estão entre as melhores do mundo e atraem esquiadores e snowboarders de todos os cantos do planeta.

Um exemplo disso é a ilha de Hokkaido, que fica no extremo norte do arquipélago japonês e é um verdadeiro paraíso para quem busca uma paisagem nevada. Com cadeias montanhosas e lagos capazes de hipnotizar qualquer um, Hokkaido conta com estações importantes, como as de Sahoro e Tomamu, famosas por terem uma neve fofa, fresca e profunda.

Esquiaores com Monte Yotei ao fundo

6. China abriga algumas das maiores estações de esqui da Ásia

A China conta com algumas das melhores estações de esqui da Ásia, motivo que ajuda a credenciá-la como um dos principais países que nevam no mundo. Em Yabuli, localizada na província de Heilongjiang, é possível esquiar em instalações de altíssima qualidade, usadas até mesmo por equipes profissionais.

Outra opção é a estação de Beidahu, que possui uma neve fofa e instalações de esqui com trilhas desafiadoras para atletas de alto nível. Nela, você também pode encontrar pistas de esqui para iniciantes. 

Além destes destinos para a prática de esqui, a Grande Muralha é mais um endereço indispensável para visitar na China durante a temporada de neve. A famosa atração é um espetáculo à parte que merece ser contemplado durante o inverno.

Nanshan, estação de esqui da China

7. EUA oferecem cenários com neve que remetem a filmes aclamados

Curtir a neve nos EUA parece coisa de cinema. O país é famoso por seus inúmeros cenários invernais, seja nas grandes cidades ou em regiões interioranas. Um dos destinos mais incríveis para apreciar o inverno norte-americano é a cidade de Nova York. A região fica um charme durante as temporadas de frio, com suas ruas, prédios e parques cobertos pelo branco da neve.

Lake Tahoe (Nevada), Denver (Colorado), Boston (Massachusetts) e Chicago (Illinois) são outras cidades boas para desfrutar a neve nos Estados Unidos.

Para quem gosta de um programa com mais aventura, a dica é visitar a estação de esqui de Aspen, no estado do Colorado. A instalação recebe diversos turistas ao redor do mundo, que aproveitam para explorar os museus, galerias de arte, lojas e restaurantes próximos ao parque. Você ainda corre o risco de esbarrar com alguma celebridade internacional, já que muitas pessoas famosas frequentam a área.

Esquiador em Aspen, Colorado

8. Chile é um dos países que nevam mais visitados na América do Sul

O Chile é um dos mais famosos países que nevam na América do Sul. A região abriga diversos destinos turísticos com neve, como o resort Valle Nevado, localizado na Cordilheira dos Andes. O local conta com uma enorme cadeia montanhosa e lugares para a prática de esportes de inverno. 

O Deserto do Atacama também é outro lugar incrível para visitar em épocas de frio, pois suas salinas e lagoas de água límpida assumem um visual invernal de tirar o fôlego. Assim como no Brasil, o inverno no Chile ocorre entre os meses de junho, julho e agosto.

Pôr do sol no chile

9. Argentina possui pistas de esqui e snowboard para toda a família

A Argentina também está na lista de países da América do Sul que têm neve. A cidade de San Carlos de Bariloche, localizada no sopé da Cordilheira dos Andes, encanta com suas belezas naturais e atrações turísticas, como estações de esqui, bosques, restaurantes e passeios culturais. Um dos destaques da região é o Lago Nahuel Huapi, que impressiona com suas águas azul-turquesa e uma vasta cadeia de montanhas com neve ao fundo.

Mendoza, Ushuaia e San Martín de los Andes também são locais imperdíveis para apreciar uma vista com neve no inverno na América do Sul.

Bariloche cidade Argentina

10. Islândia encanta por suas paisagens naturais cobertas de neve

Se você se interessa por natureza, com certeza, vai amar a Islândia. A região possui um dos invernos mais bonitos do mundo, pois é quando ocorre a Aurora Boreal, um fenômeno causado pelo impacto dos ventos solares com o campo magnético do planeta. Além disso, as belas paisagens naturais do país ficam cobertas de neve e gelo, assim como as grandes e pequenas cidades. 

Um dos locais da Islândia mais legais para conhecer na temporada de frio são as cataratas do Gulfoss, enormes quedas d’águas com um visual imponente. Visitar os vilarejos no interior e fazer um tour de snowmobile também são atividades incríveis para completar o passeio turístico e garantir uma experiência inesquecível no país nórdico.

Lagoa glacial Jökulsárlón na Islândia

Curtiu essa lista especial com 10 países que nevam? Esperamos que sim! Se você tem interesse em conhecer mais destinos turísticos com neve, assine nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos. 

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas