Quais são os países mais frios da Europa?

Compartilhe:

Afinal, quais os países mais frios da Europa? Essa é uma dúvida de muitos viajantes – tanto daqueles apaixonados por neve e inverno, quanto daqueles que preferem evitar as partes mais frias do continente. Para matar essa curiosidade, listamos os países europeus que registram temperaturas baixíssimas, especialmente no inverno. Confira:

Quais países da Europa têm o clima frio?

A Rússia e os países do norte da Europa, região conhecida como Europa Setentrional, compõem a região mais fria do continente. Entre esses países estão a Finlândia, Noruega, Islândia, Estônia e Suécia.

Confira agora os países mais frios da Europa:

Rússia

Quando o assunto é frio, nenhum país europeu supera a Rússia. Além de ser o país mais frio da Europa e um dos países mais frios do mundo, é lá que está a cidade mais gelada do planeta: Yakutsk, capital da Sibéria, que é a região mais fria do país. A temperatura média anual da Rússia é -3.64°C, mas durante o inverno russo os termômetros podem registrar até 42°C negativos.

Para os fãs de neve que quiserem viver uma experiência de frio rigoroso, vale visitar o país entre os meses de novembro e fevereiro.

Noruega

Parte do Círculo Polar, a Noruega é um dos paraísos de neve da Europa. Com temperatura anual média de 2.06°C, o país é um ótimo destino para viver aventuras divertidas na neve com a família ou com amigos. No inverno norueguês, a temperatura mínima pode chegar a -20°C nas cidades de baixa altitude. Essa é a melhor época para a prática de esqui, heli skiing, fazer um tour caminhando com raquetes de neve ou fazer o famoso passeio com o trenó de cachorros.

Finlândia

Inverno na Finlândia

Com temperatura média anual de 2.3°C, a Finlândia está em terceiro lugar na lista de países mais frios da Europa. Por ser próximo ao Círculo Polar, o país registra temperaturas baixas na maior parte do ano. Durante o inverno, as noites são longas e os termômetros podem registrar a mínima de 20°C negativos. 

O clima do país é perfeito para várias atividades divertidas na neve. Os hotéis de neve na Lapônia e Santa Claus Village, onde fica a casa do Papai Noel, estão entre os principais pontos turísticos da Finlândia. A região da Lapônia também tem estações de esqui com centros esportivos que oferecem aulas de snowboard, esqui e vários outros.

Islândia

Lagoa glacial Jökulsárlón na Islândia

O nome Islândia não significa “terra do gelo” por acaso. A temperatura média anual do país é de 2.4°C. O inverno é, sem dúvidas, a época onde o frio fica mais intenso e durante a madrugada a mínima pode chegar a -15°C. Durante o dia, o clima é mais ameno com os termômetros ficando entre 0°C e -5°C. Os fãs de países frios que visitarem a Islândia no inverno poderão se divertir com tours pelas cavernas de gelo do Parque Nacional Vatnajökull e na lagoa glacial Jökulsárlón.

Suécia

banho frio na suécia

Último país nórdico entre os países mais frios da Europa, a Suécia não é uma nação de temperaturas extremas. A média anual é de 3.02°C e no inverno o termômetro pode chegar a -5°C, em circunstâncias normais. Porém, em invernos mais rigorosos, o país já registrou -40°C. O inverno é a melhor época para ver neve no país e fazer atividades como esquiar em Romme Alpin, se hospedar em um hotel de gelo ou tomar um gelado em um lago cercado de gelo.

Estônia

Tallinn sob neve em fevereiro

Vizinha da Rússia, a Estônia está entre os países frios da Europa, com temperatura média anual de 6.28°C. Porém, no inverno a coisa muda drasticamente de figura e o país pode ficar com um clima muito parecido com o clima russo, com os termômetros registrando até -40°C. O frio congelante nessa época do ano proporciona paisagens deslumbrantes, especialmente na capital Tallinn, com as casas medievais cobertas de neve.

Suíça

Esportista com vista para os montes nevados da Suíça

Conhecida pela região dos Alpes, a Suíça é um dos países frios que mais atraem turistas interessados em apreciar belíssimas paisagens de neve. A temperatura média anual é de 6.42°C, mas em janeiro e fevereiro, que são os meses mais frios do inverno suíço, os termômetros quase sempre ficam negativos: a mínima é de -2°C.

O clima nessa época do ano é muito convidativo para a prática de esportes de inverno nas famosas estações de esqui suíças. A estação de St. Moritz é um dos principais destinos turísticos do país e o luxuoso resort Club Med St. Moritz Roi Soleil eleva o nível da experiência com um pacote All Inclusive que abrange atividades na neve, entretenimento para o après-ski e ótimas experiências gastronômicas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os países mais frios da Europa? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas