Quem viaja para a Lapônia no inverno não se desaponta. Durante a estação mais fria do ano, o destino encanta a todos com suas paisagens de neve e fenômenos naturais – que incluem a fantástica Aurora Boreal! Para melhorar, a Lapônia reúne uma série de atrações turísticas, além de boas estações de esqui. A seguir, você descobre o que te espera no inverno da Lapônia. Confira!
Lapônia: onde fica a região?
Se você tem interesse no mundo da neve e sonha em se maravilhar com a Aurora Boreal, provavelmente, já se perguntou onde fica a Lapônia. Espalhando-se pelo Círculo Polar Ártico, a Lapônia é uma região do norte da Europa que abrange quatro países: Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia.
Por sua localização mais ao norte da Finlândia e da Suécia, o território é dividido entre duas partes: Lapônia finlandesa e Lapônia sueca.
Snow Castle: conheça um castelo feito inteiramente de gelo
O Snow Castle, na cidade de Kemi, é uma das atrações imperdíveis da Lapônia, Finlândia. O castelo é construído anualmente desde 1996, ganhando sempre um novo tema. Suas paredes são decoradas com esculturas de neve, que ficam ainda mais deslumbrantes quando banhadas pelas luzes coloridas do local.
No complexo, você encontra um incrível hotel de gelo com quartos feitos inteiramente de neve. Há também um restaurante servido com saborosas comidas do norte finlandês, além de boas bebidas de inverno.
Rovaniemi: mergulhe no clima festivo da cidade oficial do Papai Noel
O sonho de viver um Natal com neve se torna realidade na cidade de Rovaniemi. Conhecido como a Terra Oficial do Papai Noel, o destino é repleto de atrações natalinas para adultos e crianças.
Os pequenos se divertem ao enviar cartinhas nos Correios do Papai Noel, fazer passeios de renas e, claro, conhecer o bom velhinho! E o melhor: para chegar nessa aldeia natalina, você e sua família sobem a bordo do Expresso do Papai Noel e vivem uma experiência única.
O céu da Lapônia vira tela de arte para a Aurora Boreal
Ver a Aurora Boreal é um momento inesquecível e a Lapônia está entre os melhores lugares para se maravilhar com as luzes do norte colorindo o céu estrelado.
Capturar o fenômeno mágico requer um local com céu limpo e nenhuma poluição luminosa. Na cidade de Rovaniemi, por exemplo, você não precisa andar muito longe do centro para encontrar um bom ponto de observação. Apesar de ser difícil prever exatamente quando vai acontecer o fenômeno, a cidade oferece chances altas por recebê-lo cerca de 150 noites por ano.
Estações de esqui: Europa atrai turistas de todo o mundo para a Lapônia
Para os entusiastas dos esportes de neve, a Lapônia conta com algumas estações de esqui. Levi é uma das áreas esquiáveis mais populares da região, oferecendo 44 quilômetros de pistas e 2 parques de neve. Outra opção é Ylläs, uma das mais antigas estâncias finlandesas, que apresenta 55 quilômetros de pistas, incluindo as maiores da Finlândia.
Além disso, você tem a oportunidade de aproveitar outras atividades esportivas nas estações, como caminhada com raquetes de neve, passeio de snowmobile e pesca no gelo.
Ranua Wildlife Park: contemple a vida selvagem da Lapônia
Ao viajar para essa região europeia, você também pode conhecer alguns animais que vivem na neve. O Ranua Wildlife Park te dá a chance de observar de perto 200 animais de 50 espécies diferentes.
Ao longo das trilhas do parque, você encontra magníficas corujas, raposas do ártico, renas, lobos e muitos mais. Vê-los brincarem, se alimentarem e interagirem entre si é uma experiência divertida e educativa para toda a família.
Recarregue suas energias em uma sauna na Lapônia
Você sabia que “sauna” é uma das poucas palavras do idioma finlandês utilizada a nível internacional? Relaxar e aquecer em uma sauna faz parte tanto da cultura finlandesa quanto da sueca.
Na região da Lapônia, você encontra diversos tipos que vão além da típica cabana de madeira, desde sauna com vista panorâmica até saunas feitas de gelo e neve.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Lapônia? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.
Crédito das fotos: Shutterstock