Pesca no gelo: saiba tudo sobre a atividade

Compartilhe:

A pesca no gelo é uma atividade de inverno perfeita para viagens entre amigos ou em família. Com os equipamentos necessários e um cooler abastecido, é possível passar o dia inteiro curtindo a paz da pescaria sem nenhuma preocupação. Para aproveitar ao máximo a experiência, é importante entender melhor como a prática funciona. 

Sendo assim, reunimos, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre esta modalidade. Confira! 

Como funciona a pesca no gelo?

Como o próprio nome sugere, a pesca no gelo é praticada sobre o gelo de rios e lagos congelados. Durante o inverno, apenas as superfícies destes corpos d’água se congelam. Por isso, é possível fazer um buraco no gelo para pescar os peixes que nadam embaixo. 

Algumas pessoas preferem esta modalidade à pescaria tradicional, visto que o “terreno” estável torna a atividade mais confortável para os seus praticantes. Isso sem falar na melhor parte: no frio extremo, não há mosquitos e outros insetos para te irritar enquanto o peixe não fisgar a isca.

homem pescando no gelo
A pesca no gelo é uma atividade muito relaxante | Shutterstock

A pesca no gelo é segura?

Em geral, a pesca no gelo é considerada segura. No entanto, como acontece com todos os esportes para praticar no gelo, é importante confirmar que o local tem as características necessárias para aguentar o seu peso. O ideal é que haja uma camada de, no mínimo, 10 centímetros de gelo sobre a água. 

Também é aconselhável pescar na companhia de um profissional ou, pelo menos, de alguém que tenha experiência no assunto. Assim, você vai se sentir muito mais confiante para escolher os locais adequados e pescar o seu primeiro peixe no gelo.

Preste atenção à regulamentação da prática

Na maioria dos locais onde a pesca no gelo é popular, é necessário que você ou o provedor de serviços responsável por oferecer a atividade tenha uma licença para pescar no gelo. Essa exigência pode variar de local para local. Por isso, é fundamental se informar antes de providenciar a sua vara de pesca no gelo. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, a maior parte dos estados requer uma licença única, que serve tanto para a pesca tradicional quanto para a pescaria no gelo. Seja qual for o destino de inverno escolhido, é fundamental verificar se a atividade está dentro dos limites da lei.

Como pegar peixe no gelo: quais são os equipamentos necessários?

Os equipamentos de pesca no gelo são altamente especializados. Além de se preparar com as roupas de frio apropriadas, você deve ter em mãos as seguintes ferramentas:

  • Vara de pesca especializada para o gelo, que costuma ser um pouco menor e mais leve do que a vara de pesca tradicional;
  • Auger, que é uma serra em espiral, usada para cavar os buracos no gelo;
  • Cadeira portátil, para ter onde se sentar;
  • Balde ou baú térmico, para guardar os seus pescados;
  • Equipamentos de pescaria tradicional, como isca e anzol;
  • Tenda especializada para a pesca no gelo, para se proteger da ventania caso o clima esteja ruim;
  • Trenó de neve, para facilitar o transporte dos equipamentos.
equipamento de pesca no gelo
A pesca no gelo exige a utilização de equipamentos especializados | Shutterstock

Pescaria no gelo: Canadá, EUA e outros países garantem as condições ideais para a atividade de inverno

Muitas estações de esqui ao redor do mundo possuem lagos onde é possível pescar no gelo. Charlevoix e Sun Peaks, no Canadá, estão entre os destinos mais populares. No japão, também é possível praticar o esporte entre os locais mais buscados, estão a estação de Sahoro, localizada na ilha de Hokkaido

Você também pode pescar no gelo nos Alpes Franceses, além de praticar diversos outros esportes de inverno, como esqui e snowboard. Agora, caso prefira viajar pelos Estados Unidos, vale partir em direção ao Alasca, que é o principal palco para a pesca no gelo no país. 

Gostou de conhecer mais detalhes sobre a pescaria no gelo? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa Newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas