Inverno na Europa: resorts de neve, compras e muito mais!

Compartilhe:

Está pensando em curtir o inverno na Europa? Essa época é considerada a baixa temporada de turismo no velho continente, mas guarda vantagens e experiências únicas, que não são encontradas em nenhuma outra estação do ano. É possível visitar os tradicionais pontos turísticos da Europa sem enfrentar grandes filas e multidões e, de quebra, aproveitar a viagem para conhecer as maravilhas dos Alpes

Por lá, além de se maravilhar com paisagens nevadas de tirar o fôlego e curtir o melhor que os resorts de inverno têm para oferecer, você pode se aventurar nas pistas de esqui, se deliciar com a gastronomia local, fazer compras na região e muito mais. 

Abaixo, damos as principais dicas para apreciar o inverno na Europa em grande estilo. Confira!

Quando começa o inverno na Europa?

O inverno na Europa começa oficialmente ao final de dezembro e dura até o final de março. No entanto, a partir dos últimos dias de novembro o frio já é intenso e as principais estações de esqui do continente já deram início às suas temporadas de esqui. 

Lembre-se que, com exceção de Espanha e Portugal, o inverno na Europa é bem rigoroso. Então, prepare bem a sua mala de viagem para a neve e capriche no look para inverno na Europa.

Como ficam as principais cidades durante o inverno na Europa?

paris no inverno

Paris, França: Em Paris faz bastante frio, com dias bem nublados e temperaturas que variam entre 2 ºC e 9 ºC. Ainda assim, todos os pontos turísticos da cidade permanecem abertos durante o inverno e – o melhor – com menos filas!

Aproveite também para curtir atrações disponíveis apenas no inverno, como os rinques de patinação no gelo e os mercados de Natal. Além disso, todas as suas marcas de grife preferidas possuem alguma loja em Paris. Portanto, não deixe de tirar um dia para renovar o guarda-roupa.

roma no inverno

Roma, Itália: O inverno da Itália é menos intenso do que em outros cantos da Europa. Em Roma, todos os fantásticos museus e pontos turísticos estão bem menos lotados, então você pode curtir com calma cada uma das atrações. 

Uma dica legal é que aqueles hotéis descolados próximos ao Coliseu estão com diárias bem mais baratas durante o inverno. Esse é o momento perfeito para curtir a cidade com uma vista privilegiada.

madrid no inverno

Madrid, Espanha: O inverno de Madrid é de clima frio, porém, tem céus azuis e pouca neve. Por lá, vale aproveitar o espírito natalino e dar uma volta no “NaviBus” um ônibus especial de Natal que te leva em um tour pelos principais locais decorados com luzes natalinas da cidade. 

Além de curtir a cidade, você também pode esquiar na estação Puerta de Navacerrada que fica a um dia de viagem de Madrid.

londres no inverno

Londres, Reino Unido: Londres é mais uma daquelas cidades que possuem o intenso inverno da Inglaterra, com temperaturas entre 3 ºC e 10 ºC. Sua programação não muda muito de estação para estação, com exceção dos mercados de natal, que dão as caras por volta de dezembro e vendem diversas iguarias natalinas deliciosas. 

No mais, curta os museus, aprecie um chá da tarde e beba nos pubs tradicionais do destino para ter uma verdadeira experiência britânica em Londres.

Amsterdã no inverno

Amsterdã, Holanda: Não costuma nevar em Amsterdã no inverno, mas fica bem frio e chuvoso. No entanto, isso não te impede de curtir essa linda cidade em grande estilo. 

Aproveite o clima gelado para patinar no gelo ao ar livre, ver o Festival de Luzes de Amsterdã, apreciar uma degustação de queijo e relaxar em uma tranquila caminhada pitoresca pelas margens dos canais da cidade.

Essas são algumas das cidades mais procuradas para curtir o inverno na Europa. Em todas, é possível fazer o básico de uma viagem prazerosa: visitar pontos turísticos tradicionais, conhecer restaurantes deliciosos, fazer compras e por aí vai. Mas, se você busca por um destino diferenciado para curtir o inverno na Europa, continue lendo! Temos algumas sugestões que podem te agradar.

5 destinos incríveis para conhecer durante o inverno na Europa

1. St. Moritz, Suíça

Vista de St. Moritz, cidade na Suíça

Talvez o destino mais glamuroso e luxuoso do inverno na Europa, St. Moritz, na Suíça, é pioneira no turismo de inverno. Lar de uma das mais famosas estações de esqui do mundo, essa cidade recebe visitantes de todas as partes em busca de uma experiência do mais alto nível. 

Seja esquiando, conhecendo o melhor da culinária, fazendo compras ou relaxando nos spas dos melhores resorts de inverno, como o Club Med Saint-Moritz Roi Soleil, você pode esperar sempre o melhor do destino suíço!

2. Reykjavik, Islândia

Reykjavik no inverno

Reykjavik é a capital da Islândia, um país que possui uma atividade geotérmica muito presente. Dessa maneira, um dos fortes do local no inverno são as fontes termais, com destaque para a Blue Lagoon, que impressiona pela cor única de sua água. 

Em Reykjavik, o foco está no turismo ecológico. Você pode encontrar diversas excursões saindo da cidade para visitar a natureza próxima. Além disso, se der sorte, é capaz de conseguir ver a Aurora Boreal dançando nos céus durante as noites do local.

3. Chamonix, França

Chamonix no inverno

A icônica cidade de Chamonix fica aos pés do Mont Blanc, o pico mais alto da França. Lá, você tem fácil acesso à estação de esqui Chamonix-Mont-Blanc, onde é possível esquiar em algumas das melhores pistas do mundo. Além disso, o vilarejo local reúne lojas, boutiques de luxo, restaurantes renomados e cafés deliciosos.

4. Rovaniemi, Finlândia

Se você sonha com a magia de um Natal com neve, precisa conhecer Rovaniemi. Essa cidade da Finlândia é conhecida como terra do Papai Noel, devido a sua proximidade com o Círculo Polar Ártico. Em dezembro, Rovaniemi impressiona com sua decoração natalina de cair o queixo. Não deixe de pegar o Expresso do Papai Noel na cidade para conhecer o bom velhinho de perto em sua vila.

5. Alpe d’ Huez, França

Alpe d’Huez no inverno

Essa vila / estação de esqui é ideal para aqueles que têm curiosidade, mas sentem medo do frio. Conhecida como “Ilha do Sol”, a posição geográfica de Alpe d’Huez permite que o local seja uma das estações mais ensolaradas do mundo, com até 300 dias ao ano de sol direto. 

Aproveite para conhecer a excelente variedade de pistas e se desafiar na temida La Sarenne, a maior pista avançada do mundo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o inverno na Europa? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock

Compartilhe:

Matérias Relacionadas