Natação no gelo: saiba tudo sobre a atividade!

Compartilhe:

Você já ouviu falar sobre natação no gelo? O esporte consiste em nadar no frio de rios, lagos e oceanos congelados durante o inverno de destinos de neve, com a temperatura das águas variando em torno de 5ºC. É, sem dúvida, uma experiência única e inesquecível para os aventureiros que se arriscam a mergulhar nas profundezas geladas.

Alguns acham a atividade assustadora, enquanto outros são atraídos pelo desafio. Seja qual for o seu caso, vale conhecer um pouco mais sobre a modalidade. A seguir, você descobre tudo sobre a natação no gelo: benefícios, riscos, onde e como praticar o esporte com segurança. Confira!

Natação no gelo: saiba mais sobre a tradição do esporte de inverno

Esse esporte de inverno é popular ao redor do mundo há milhares de anos. No Reino Unido, a natação em água fria acontece desde o primeiro século, enquanto os russos nadam no gelo, pelo menos, desde 1.500. 

Na Rússia e em outros países que têm o cristianismo ortodoxo oriental como religião dominante, algumas pessoas costumam nadar no gelo para celebrar a Epifania ou Batismo de Jesus em 19 de janeiro. A natação no gelo também faz parte da rotina de moradores e viajantes em países nórdicos, como Finlândia, Suécia e Islândia. 

natação no gelo
A natação no gelo é tradição nos países nórdicos | Shutterstock

O que esperar dessa prática?

Já imaginou como é a sensação de nadar no frio extremo, com a temperatura das águas próxima a 0ºC? Primeiro, é comum sentir que o corpo está sendo “espetado” e que as mãos e os pés estão queimando. 

Depois, quando você se acostuma com a temperatura, as extremidades do corpo começam a ficar dormentes. Por fim, surge uma onda de formigamento quente, que, finalmente, te permite sentir os prazeres e os benefícios da natação no gelo.

Quais são os benefícios de nadar no gelo?

É verdade que a natação no gelo pode trazer vantagens para a sua saúde física e mental! Você pode notar uma melhora do bem-estar geral com a prática regular da atividade, que melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema imunológico e reduz o estresse.

Outro benefício de entrar na água fria de rios e lagos congelados é o aumento da produção de hormônios associados à sensação de prazer e ao bom humor, como serotonina, oxitocina, endorfina e dopamina. 

Enquanto a serotonina equilibra o seu humor, a oxitocina promove sentimentos de bem-estar, amor e união social. Já a dopamina regula o estresse, enquanto a endorfina aumenta a motivação e felicidade.

Além disso, a natação no gelo é um esporte bastante social. Se você pretende viajar sozinho e deseja conhecer pessoas durante a jornada, vale a pena aproveitar a experiência para fazer novos amigos!

beneficios da natação no gelo
A natação no gelo garante benefícios para a saúde física e mental | Shutterstock

Nadar no frio faz mal? Conheça os riscos da natação no gelo

Apesar dos benefícios, a natação no gelo pode, sim, trazer alguns riscos para a saúde. Antes de praticar o esporte, é fundamental passar por uma avaliação médica para excluir possíveis doenças cardíacas, respiratórias e pressão alta. Afinal, o corpo precisa estar saudável para suportar a mudança brusca de temperatura. 

Entre as maiores preocupações ao nadar no gelo, podemos citar:

  • Hipotermia, quando a temperatura do corpo fica inferior a 35ºC;
  • Incapacitação por frio, sensação de que os membros estão fracos demais para se movimentar;
  • Hiperventilação, que, em condições graves, pode provocar um ataque cardíaco.

Para prevenir acidentes, é importante ter consciência do próprio corpo e seguir as orientações de um profissional qualificado. Evite nadar no frio sem companhia, seja em corpos d’água naturais ou simulados. Assim, se alguma emergência médica acontecer, a pessoa de fora poderá iniciar o resgate. 

riscos da natação no gelo
Há alguns riscos na natação no gelo, mas que podem ser evitados | Foto: Shutterstock

Como se preparar para nadar no gelo?

Se preparar para nadar no frio é uma boa forma de reduzir os riscos e aumentar os benefícios do esporte no gelo. Muitas pessoas preparam o corpo para o choque que a água fria causa, o que contribui para a prevenção dos efeitos nocivos das baixas temperaturas.

Uma boa dica é se expor a temperaturas de água cada vez mais frias ao longo do tempo. Dessa forma, é possível controlar os tremores e se preparar mentalmente para o mergulho. Esse cuidado também é importante para evitar crises de pânico na água fria principalmente, se você tem pouco costume com temperaturas mais baixas.

Além disso, é importante se atentar a qual tipo de roupas de frio usar para nadar no gelo. O indicado é providenciar roupas de natação térmicas que cubram as pernas e os braços completamente e sejam feitas em materiais como neoprene ou borracha sintética.

preparação para natação no gelo
Prepare-se antes de fazer a natação no gelo | Shutterstock

Como nadar no gelo com segurança?

Além da preparação, há algumas dicas para praticar a natação no gelo e aproveitar ao máximo a atividade de inverno. Entre aos poucos na água para que o seu corpo se acostume e, também, mantenha a respiração regular. 

Na primeira vez, evite afundar a cabeça, já que esse passo é mais indicado para nadadores de gelo veteranos. Adicione alguns segundos a cada natação para aumentar a resistência gradativamente. 

Para evitar hipotermia, o ideal é que você simule o tempo que vai passar na água fria e não ultrapasse esse limite. Lembre-se: a sua segurança vem em primeiro lugar!

como nadar no gelo
Entre na água fria aos poucos para fazer a natação no gelo | Shutterstock

O que fazer depois de mergulhar no gelo?

É importante saber como se esquentar no frio e na neve depois da natação no gelo. Troque as suas roupas molhadas por um conjunto de roupas secas e beba café, chá, água quente ou outra bebida de inverno para aquecer o seu corpo por dentro. 

Além disso, não se renda à tentação de tomar um banho quente logo após a natação no gelo. Essa mudança de temperatura repentina pode ser um grande choque para o seu corpo. Portanto, se esquente primeiro com roupas, cobertas e bebidas e, só então, tome um banho de água quente.

Quais são os melhores destinos para fazer natação no gelo?

Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, é o momento de descobrir os melhores destinos para fazer natação no gelo. 

Um deles é o Lago Wohlen (Lake Wohlen), na Suíça. Por lá, você tem a oportunidade de nadar em águas com temperatura em torno de 5ºC, além de se aquecer em saunas e conhecer a cultura da região. 

O local fica a cerca de 4 horas de distância da estação de St. Moritz conhecida como o berço dos esportes de inverno do mundo – e ainda pode servir como um desvio ou ponto de partida para a sua viagem de esqui

rovaniemi
Rovaniemi, na Finlândia | Shutterstock

Você também pode conferir o Harbin Ice and Snow Sculpture Festival, na China, que é um dos festivais de inverno mais conhecidos do mundo. Celebrado no inverno chinês, o local é marcado pela natação, patinação, shows, competições e outras atrações para se divertir no país asiático.

Outros destinos fantásticos para fazer natação no gelo são:

  • Loch Lomond, na Escócia; 
  • Nauthólsvík Beach, na Islândia; 
  • Coney Island Beach, nos Estados Unidos,
  • Perito Moreno Glacier, na Argentina;
  • Maloti Mountains, em Lesoto.

Seja qual for o seu destino, é importante praticar o esporte com segurança e respeitar os seus limites. Portanto, não dê mole!

Gostou de saber tudo sobre natação no gelo? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos exclusivos e de qualidade sobre o melhor do turismo de inverno, assine a nossa newsletter gratuita. 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas