Neve no Japão: quando ver e o que fazer por lá?

Compartilhe:

Quando cai neve no Japão, o arquipélago se transforma em um verdadeiro país das maravilhas de inverno. Durante a estação mais fria do ano, é possível explorar a cultura e a gastronomia japonesas sob uma nova perspectiva, com estações de esqui, festivais de inverno e paisagens de neve deslumbrantes que potencializam a experiência dos turistas no país. 

A seguir, reunimos mais detalhes sobre quando neva no Japão e como aproveitar da melhor maneira. Dê uma olhada.

Quando tem neve no Japão?

É comum ter neve no Japão durante o inverno. No entanto, apesar de ainda ser outono em novembro, algumas regiões já começam a enfrentar temperaturas bem baixas e até registrar nevascas, como a Ilha de Hokkaido. Com a chegada do inverno no mês de dezembro, os termômetros passam a marcar temperaturas próximas de zero e até negativas e a queda de neve no país se intensifica. 

Janeiro é considerado o mês mais frio no arquipélago japonês, sendo também a época em que é possível contemplar a rara queda de neve na capital, Tóquio. Entre fevereiro e março, as temperaturas começam a subir gradativamente, indicando o fim da estação e, consequentemente, o fim da neve no Japão. 

Onde neva no Japão?

Um dos lugares onde neva no Japão com mais intensidade é a região norte. Isso porque os ventos gélidos da Sibéria absorvem umidade ao cruzar o Mar do Japão e favorecem a formação de nevascas na região. Dessa forma, a ilha de Hokkaido é um dos melhores destinos para curtir a neve no país. Nas grandes cidades japonesas, como Tóquio, Osaka, Nagoia e Kyoto, não costuma nevar em grandes quantidades. 

O que fazer na temporada de neve do Japão?

Aventure-se nas pistas de esqui da ilha de Hokkaido

A ilha de Hokkaido é o destino japonês preferido dos esquiadores e snowboarders. A região oferece uma variedade de estações de esqui impressionantes, sendo as mais populares Sahoro, Niseko, Tomamu e Furano. Além de um vasto terreno esquiável e de neve powder em abundância, a ilha oferece um leque de esportes de neve diferentes para você se aventurar. 

Com o pacote All Inclusive da rede Club Med, as estações de Sahoro e Tomamu se tornam ainda mais irresistíveis. Os resorts Club Med Tomamu Hokkaido e Club Med Hokkaido Sahoro oferecem uma hospedagem excepcional, com quartos aconchegantes, refeições completas e muito entretenimento. Sua experiência nas pistas também é potencializada graças ao Ski Pass e às aulas de esqui e de snowboard para todos os níveis.  

Vista nevada em Hokkaido
Ilha de Hokkaido, ao norte do país, é lar de várias estações de esqui | Shutterstock

A Lagoa Azul, em Biei, é um cenário de neve no Japão que vale contemplar

A temporada de neve no Japão garante ainda belas paisagens de inverno para admirar. Em uma visita à cidade de Biei, você tem a chance de contemplar a Lagoa Azul, também chamada de Aoike. Suas águas têm um tom espetacular de azul que fica ainda mais charmoso quando entra em contraste com o branco das árvores cobertas de neve.  

Lagoa Azul durante o inverno na ilha de Hokkaido
Águas da Lagoa Azul encantam qualquer visitante em Biei | Shutterstock

Admire a vida selvagem japonesa durante o inverno 

Ir ao Japão no inverno também é uma oportunidade para ver animais que vivem na neve. No zoológico de Asahiyama, por exemplo, um grupo de pinguins faz uma caminhada bem pertinho de você. A atividade monitorada é realizada para que esses simpáticos animais se exercitem durante a estação.

Já no Jigokudani Monkey Park, na província de Nagano, estão os macacos da neve. Esses simpáticos primatas ficam por lá o ano todo, porém, durante o inverno, é possível encontrá-los tomando banho e relaxando em fontes termais. 

Macacos japoneses tomando banho no Jigokudani Monkey Park
Pinguins e macacos da neve podem ser vistos durante o inverno japonês | Shutterstock

Desfrute da gastronomia japonesa de inverno

Saborear a culinária local está entre as melhores partes de uma viagem de neve no Japão. Os pratos quentes japoneses são preparados com ingredientes e temperos marcantes que vão conquistar seu paladar. Alguns pratos típicos que você deve experimentar durante sua visita ao país:

  • Miso ramen: tradicional macarrão japonês feito com missô, uma pasta preparada a partir da soja;
  • Yudofu: conhecido como hot tofu, este prato é feito com tofu cozido em água quente e kombu (algas) e pode ser servido com molho;
  • Nikuman: receita adaptada do baozi chinês, é um pãozinho cozido no vapor e recheado com carne de porco e outros ingredientes;
  • Shabu-shabu: cozido de carnes, verduras, cogumelos e algas. 
Gastronomia japonesa de inverno
No inverno japonês, não deixe de experimentar o miso ramen e o yudofu | Shutterstock

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a neve no Japão? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Compartilhe:

Matérias Relacionadas