Surf no inverno parece uma ideia inusitada e bastante improvável. Afinal, quando pensamos no esporte, logo vem à mente a imagem de uma praia ensolarada em pleno verão. Contudo, para alguns surfistas, o clima gelado não é nenhum empecilho. Muito pelo contrário! Por conta dos ventos e da maré cheia, as ondas durante a estação mais fria do ano costumam ser mais altas, desafiadoras e perfeitas para inovar nas férias de inverno.
Por isso, quem gosta de adrenalina não perde a oportunidade de pegar a prancha e cair no mar, mesmo que a temperatura esteja abaixo de zero. Quer entender como isso é possível? Confira 5 lugares frios para surfar no inverno e saiba quais são os cuidados necessários para curtir as ondas com segurança.
1. Reykjavik (Islândia): capital do país garante surf, frio e ondas fortes no inverno
A Islândia está situada próximo ao Círculo Polar Ártico e tem um território repleto de geleiras e lagos congelados – não à toa, a ilha é mundialmente conhecida como a terra do gelo. Para muitas pessoas, é difícil imaginar alguém surfando no país. Contudo, mesmo durante o inverno, há quem se arrisque a encarar o mar gelado da região nórdica.
As tempestades e os ventos desta época do ano deixam as ondas ainda mais fortes, atraindo surfistas locais e de todo o mundo, que aproveitam para surfar em Reykjavik, capital do país. Mas, não se engane: a temperatura da água no inverno varia entre 5˚C e -14˚C, portanto, é preciso ter coragem para enfrentar a aventura.
2. Lofoten (Noruega): surf no inverno sob as luzes da aurora boreal
A Noruega é um dos lugares mais frios do mundo. Embora tenha uma costa extensa, o país está situado na região ártica do planeta e apresenta temperaturas baixas em boa parte do ano. Mesmo assim, alguns surfistas não têm medo de entrar no mar gelado do Atlântico Norte.
O arquipélago de Lofoten, localizado no norte do país, se tornou um tradicional destino de surf em águas geladas. Além das boas ondas, muitos surfistas visitam o local no inverno para observar o espetáculo das luzes da aurora boreal.
3. Tofino (Canadá): cidade nebulosa é a capital do surf no país
Tofino é uma cidade litorânea que fica bem perto do Círculo Polar Ártico. Mesmo sendo fria em boa parte do ano, a região é conhecida por ser a capital do surf no Canadá devido às suas ondas com altura acima da média.
A temperatura da água da praia no inverno não costuma ser tão convidativa, ficando em torno de 4°C. No entanto, o local fica ainda mais bonito durante a estação, por conta de suas paisagens e montanhas nevadas. As melhores praias para surfar em Tofino são Chesterman Beach, Cox Bay e Long Beach.
4. Mullaghmore (Irlanda) é um ótimo destino para surfistas de ondas grandes
A ilha de Mullaghmore é um dos principais destinos de surf de ondas grandes do mundo. O local fica no Oceano Atlântico Norte e impressiona por ter uma das águas mais gélidas para nadar. Além disso, a maré alta e as ondas imensas fazem com que o inverno seja a melhor época para surfistas profissionais e tolerantes ao frio surfarem em Mullaghmore.
Nadar no frio faz mal? Surf no inverno exige cuidados especiais
O clima frio não te impede de entrar no mar, mas exige alguns cuidados especiais – principalmente, em relação à vestimenta. A roupa para surfar no inverno precisa ser do modelo longo, ou seja, deve cobrir as pernas e os braços completamente. Além disso, é importante usar botas e luvas para proteger as mãos e os pés, caso contrário, a circulação sanguínea é prejudicada e você pode ficar com a sensação de formigamento e cãibra.
Para a cabeça, o aconselhável é apostar em um capuz no estilo balaclava. O acessório ajuda a manter a face, as orelhas e a nuca aquecidas, reduzindo a sensação de frio enquanto você estiver na água gelada. A parafina também deve ser diferenciada quando o assunto é surf no inverno. O ideal é escolher uma cera fria, que é mais indicada para águas geladas.
Por fim, respeite os seus limites. O frio deixa o corpo naturalmente mais cansado e afeta a circulação. Portanto, ao perceber que não está se sentindo bem, saia da água imediatamente. Sua segurança vem sempre em primeiro lugar!
Gostou de conhecer estas opções de surf no inverno? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de inverno e receber conteúdos exclusivos, assine a nossa Newsletter gratuita.
Crédito das fotos: Shutterstock