Visitar Turim no inverno é um ótimo plano para quem deseja viajar para um lugar fora das cidades mais conhecidas da Europa. A capital da região do Piemonte e quarta maior cidade da Itália oferece diversas surpresas interessantes e fica bem próxima da região da Via Lattea, um dos melhores locais para esquiar no continente europeu.
Logo abaixo, você encontra as melhores dicas para aproveitar ao máximo a cidade de Turim no inverno e seus arredores. Continue lendo!
Turim: clima é frio, mas inconstante durante o inverno!
As temperaturas de Turim no inverno costumam ser mais frias do que as registradas no resto da Itália durante esta época do ano. Você pode esperar temperaturas entre 0ºC e 10ºC, mas o clima por lá é inconstante. Em alguns dias, você verá sol sem nenhuma nuvem no céu, enquanto em outros, encontrará chuva, vento e neve em Turim.
Não é o frio mais intenso da Europa. No entanto, é importante não subestimar o clima do destino e levar roupas de neve bem quentinhas na sua mala.
O que fazer em Turim no inverno?
1. Visite os mercados de Natal

Os mercados de Natal são uma tradição em quase toda a Europa e é impossível não recomendá-los. Eles são feiras que surgem apenas no fim do ano e vendem artesanato, souvenirs e iguarias culinárias típicas da região.
Os principais de Turim são os mercados da Piazza Castello, Piazza Santa Rita, Cortile del Maglio e o da Piazza Solferino – neste último, você encontra um rinque de patinação no gelo incrível. A energia desses mercados somada à decoração festiva fazem com que Turim no inverno se encha com a magia do Natal com neve.
2. Conheça as instalações da Luci d’Artista

Se você gosta de apreciar as belas luzes de Natal, vai adorar visitar Turim no inverno. Durante essa época do ano, o centro histórico da cidade é tomado pelo evento Luci d’Artista, em que artistas contemporâneos decoram as ruas com verdadeiras obras de arte de iluminação, dando aos visitantes de Turim uma linda surpresa a cada esquina.
3. Saboreie o melhor da culinária do Piemonte

Se tem uma coisa que a região norte da Itália faz bem é comida. Dessa maneira, os melhores pratos da culinária italiana te aguardam nos diversos restaurantes de Turim. Essa região é famosa por sua culinária afetiva, com massas artesanais e molhos encorpados, feitos com os melhores ingredientes. Aproveite para provar alguns clássicos, como o risotto al Barolo, o gnocchi al Castelmagno e o tajarin al tartufo.
4. Faça um passeio cultural por Turim no inverno

Uma boa ideia para escapar um pouco da neve e do frio em Turim é visitar os seus diversos museus:
- No Museu Nacional do Cinema, por exemplo, você pode aprender mais sobre a grande influência da Itália no desenvolvimento da sétima arte.
- O Museo Egizio possui a segunda maior coleção de antiguidades egípcias do mundo.
- Por fim, o Musei Reali é um conjunto de museus que contam a história da cidade de Turim. Você pode entrar no Palazzo Reale, o palácio real onde a importante família Savoia viveu.
5. Conheça a região da Via Lattea

A Via Lattea é o principal domínio de esqui da Itália e para onde vão os moradores e turistas de Turim no inverno. Lá, você pode encontrar diversas estações de esqui, todas excelentes. O destaque vai para a estação de Sestriere, onde você tem acesso a uma excelente variedade de esportes de neve para conhecer e praticar, além de uma vida noturna agitada e restaurantes deliciosos.
Se você deseja curtir a região da Via Lattea por mais de um dia, que tal se hospedar em um resort All Inclusive? O Club Med Pragelato-Sestriere te dá acesso a diversas facilidades, como comidas e bebidas de restaurantes e bares incríveis à vontade, serviços de spa e de massagem, quartos super luxuosos e muito mais! Tudo isso pelo preço fixo da diária.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre Turim no inverno? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações como as desse texto sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.