Onde dá para ver a Aurora Boreal na Europa?

Compartilhe:

Quer saber onde dá para ver a Aurora Boreal na Europa? Vamos te contar! Esse show de luzes hipnotizantes ocorre apenas no hemisfério norte do planeta e é causado pela interação de partículas carregadas (elétrons e prótons), que entram em contato com os gases da atmosfera terrestre. 

Se você está planejando uma viagem para presenciar a Aurora Boreal, saiba que existem vários destinos de neve europeus conhecidos por oferecer vistas lindas desse fenômeno natural. Separamos abaixo 4 locais na Europa de onde é possível ver a Aurora Boreal. Confira!

Quais são as chances de ver a Aurora Boreal?

Antes de começarmos, é importante ter em mente que a Aurora Boreal é um fenômeno natural. Portanto, não há garantia de que você a verá em uma determinada noite. A boa notícia é que, com um pouco de sorte e planejamento, é possível aumentar as suas chances de se maravilhar com esse show de luzes nos países europeus.

1. Noruega possui alguns destinos incríveis de onde dá para ver a Aurora Boreal

aurora boreal na noruega

A Noruega é um ótimo destino para ver a Aurora Boreal e os melhores lugares para encontrá-la no país são a cidade universitária de Tromsø e as Ilhas Lofoten. Tromsø está localizada no extremo norte da Noruega e é conhecida por sua vida noturna empolgante e seu turismo cultural. 

Já as Ilhas Lofoten, por sua vez, são um grupo de ilhas situadas no Círculo Polar Ártico, conhecidas por suas paisagens de tirar o fôlego. Em ambos os destinos, as luzes podem ser vistas entre setembro e março, sendo que a melhor época para admirá-las é entre o final de novembro e fevereiro. Durante esse período, as noites são longas e o céu é claro, o que facilita a observação da Aurora Boreal.

2. Suécia também é uma ótima opção para admirar a Aurora Boreal

aurora boreal na laponia

Existem algumas maneiras diferentes de ver a Aurora Boreal na Suécia. Uma opção é reservar um passeio com uma empresa local especializada. Esses passeios geralmente incluem transporte, guias e roupas quentes para te ajudar a ficar confortável enquanto observa as luzes. 

Outra opção é alugar um carro e dirigir até um local isolado, longe da poluição luminosa, como o Parque Nacional Abisko ou a região da Lapônia (que abrange o território de quatro países). Por fim, você também pode tentar ver as luzes no conforto de seus aposentos, se hospedando em uma cabana ou iglu com visão clara do céu do norte.

3. Islândia é outro lugar de onde é possível ver a Aurora Boreal na Europa

aurora boreal na islandia

A Islândia, além de oferecer lindas vistas da Aurora Boreal em locais como a capital Reykjavik, na região do Círculo Dourado e no Parque Nacional Vatnajökull, também garante uma incrível variedade de atividades voltadas para o turismo ecológico. 

Você pode fazer trilhas, passeios de snowmobile e tours pelas usinas de energia sustentável do país, observar baleias em seu habitat natural, relaxar em fontes termais tradicionais do país, como a Blue Lagoon, e muito mais! Vale a pena visitar o país.

4. Finlândia é mais uma escolha clássica para ver a Aurora Boreal

aurora boreal na Finlândia

Como ver a Aurora Boreal não é a única coisa que você vai querer fazer durante sua viagem, é importante escolher um destino de neve com diversas atividades para ocupar seus dias de férias. Na Finlândia, os melhores locais para ver a Aurora Boreal são Lapônia (território dividido com a Suécia), Rovaniemi, Inari e Kemi. 

No entanto, não pense que as atividades turísticas param por aí! Você ainda pode se divertir visitando a Aldeia do Papai Noel, conhecendo a capital Helsinki, hospedando-se em um hotel de gelo na Lapônia ou esquiando nas centenas de estações de esqui espalhadas pelo país.

5. Rússia é o país com o maior número de destinos de onde a Aurora Boreal pode ser vista

aurora boreal na Rússia

Como é o maior país do mundo e localizado quase que inteiramente no Círculo Polar Ártico, não é surpresa que a Rússia – que se divide entre Ásia e Europa – seja o país com a maior quantidade de lugares de onde é possível ver a Aurora Boreal. Murmansk é considerado por muitos o melhor deles. Situado perto da Finlândia, na Península de Kola, o local possibilita que os visitantes aproveitem 40 dias seguidos de noite ininterrupta durante o inverno, o que maximiza as chances da Aurora Boreal dar as caras. 

Outros destinos relevantes da Rússia onde ver a Aurora Boreal é possível são: Arkhangelsk, Naryan-Mar, Novaya Zemlya e Yamal.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre onde ver a Aurora Boreal na Europa? Tomara que sim! Para ter acesso a mais informações sobre turismo de neve e inverno, assine a nossa newsletter gratuita e receba conteúdos exclusivos.

Crédito das fotos: Shutterstock 

Compartilhe:

Matérias Relacionadas