Decidir entre as inúmeras estações de esqui ao redor do mundo pode ser um desafio e tanto. Afinal, as variáveis são muitas: está viajando com amigos ou em família? Qual país deseja conhecer? O orçamento da viagem é alto? Qual é a melhor época do ano para visitar o local? Esses e outros detalhes podem dificultar a tarefa de escolher a estação de esqui ideal para você. Pensando nisso, reunimos abaixo as 20 estações de esqui mais famosas do mundo. Confira!
1. Val Thorens (França)
Eleita diversas vezes a melhor estação de esqui do mundo pela World Ski Awards, Val Thorens, nos Alpes franceses, oferece uma experiência completa de férias na neve. O local faz parte dos 3 Vales – maior área de esqui do planeta – e conta com mais de 600 km de pistas, além de um mundo de atividades de inverno para você experimentar.
- Estação de esqui mais alta da Europa, com ótimas condições de neve;
- Localização privilegiada no coração dos 3 Vales;
- Aprés-ski e vida noturna animados;
- Instalações modernas;
- Estância ski-in/ski-out;
- Variedade de atividades de inverno.
2. St. Moritz (Suíça)
Chique, elegante e exclusiva: essas são algumas palavras que podem definir a experiência de esquiar em St. Moritz. A estação mais luxuosa da Suíça é o berço do turismo de inverno no mundo e já sediou as Olimpíadas de Inverno em duas ocasiões. A cidade impressiona tanto por sua variedade de atividades de inverno quanto pela vida noturna que sucede o dia intenso na neve.
- Estação de esqui com excelente infraestrutura;
- Aprés-ski variado: compras, cassinos, spa, bares;
- Deliciosas opções de restaurantes no local;
- Cidade turística próxima à estação;
- Grande variedade de atividades na neve.
3. Vail (EUA)
Vail fica a apenas algumas horas de carro de Denver – capital do estado do Colorado, nos EUA. Porém, não deixe o tamanho da charmosa cidadezinha que abriga a estação te enganar! Com uma enorme variedade de opções de après-ski, infraestrutura do mais alto nível e uma das maiores e melhores áreas esquiáveis dos EUA, Vail se destaca como um dos melhores lugares do Hemisfério Norte para esquiar.
- Excelente área esquiável com variedade de terrenos e pistas;
- Cidade turística receptiva;
- Opções gastronômicas deliciosas;
- Cidade turística próxima à estação;
- Grande variedade de atividades na neve;
4. Whistler (Canadá)
Whistler é uma estação de esqui no Canadá cuja área esquiável cobre duas montanhas separadas. São 8.000 acres (32 km²) de neve powder para todos os gostos e níveis de habilidade. É possível esquiar nas duas montanhas no mesmo dia por meio da Peak 2 Peak Gondola – um sistema de gôndolas que percorre o vão entre as áreas esquiáveis que, até 2017, era o maior do mundo.
- Vilas locais com excelentes opções de entretenimento;
- Área de esqui grande e variada;
- Uma das estações mais populares do Canadá;
- Ótima opção para esquiar no verão;
- Boa variedade de atividades.
5. Aspen (EUA)
Aspen é outra estação no Colorado, EUA, que é reconhecida internacionalmente. Além de ser uma das estações de esqui mais ensolaradas do mundo, ela também é conhecida por suas quatro áreas de esqui: Snowmass, Buttermilk, Aspen Mountain e Aspen Highlands.
- Uma das melhores áreas esquiáveis dos EUA;
- Moderna estrutura de teleféricos e gôndola;
- Cidade local vívida, preparada para o turismo;
- Variedade de opções culinárias;
- Pista de kart na neve.
6. Courchevel (França)
Assim como sua vizinha, Val Thorens, Courchevel é outra estação de esqui na França que fica na região dos 3 Vales. Devido à localização, você já pode imaginar o quão extensa é a sua área de esqui. Além dos esportes tradicionais, Courchevel se destaca por seu perfil luxuoso e também por sua variedade de atividades na neve.
- Localizada na região dos 3 Vales;
- Centro de atividades aquáticas;
- Variedade de atividades para todas as idades;
- Restaurantes locais com estrela Michelin;
- Passeio de balão;
- Férias de luxo em Courchevel 1850;
- Ski-in/ski-out.
7. Yabuli (China)
A estação de Yabuli é o maior e melhor destino de esqui na China. E entre todas as estâncias de inverno do país, ela foi escolhida pelos times olímpicos da China como centro de treinamento. Yabuli conta com uma infraestrutura completa, com 49 pistas para todos os níveis de habilidade e diversas opções de atividades de inverno.
- Trilha de 5 km de caminhada nórdica;
- Boa rede de teleféricos e gôndolas;
- Queda de neve excepcional;
- Experiência de nível olímpico;
- Perto de Harbin e seu festival de gelo;
- Opções de atividades além do esqui.
8. Niseko (Japão)
Niseko é um dos principais destinos de neve do Japão. O destino fica em Hokkaido, ilha no extremo norte do país, a 2h50 de carro do Aeroporto de Chitose e da cidade vizinha de Sapporo. Conhecida pela consistência e qualidade da neve, a estância na verdade, é composta por quatro subestações de esqui: Grand Hirafu, Hanazono, Niseko Village e Annupuri.
- Neve powder de excelente qualidade;
- Onsen (fonte termal tradicional japonesa);
- Excelente culinária local;
- Vistas únicas;
- Passeios culturais.
9. Alpe d’Huez (França)
Situada aos pés das montanhas Grandes Rousses, na França, Alpe d’Huez é uma das estações de esqui mais famosas da Europa. Graças à sua localização voltada para o sul, ela recebe doses generosas de luz solar em mais de 300 dias por ano. Além do esqui, Alpe d’Huez oferece atrações únicas para diversificar a programação.
- La Sarenne, a maior pista preta (nível difícil) da Europa;
- Ótima seleção de atividades na neve;
- Après-ski badalado;
- Casa do Winter Tomorrowland;
- Boas opções gastronômicas francesas;
- Apelidada de “Ilha do Sol”.
10. Tignes (França)
Tignes é outra estação de esqui localizada nos Alpes Franceses. É um dos destinos mais completos quando se trata de esportes de neve, com uma excelente variedade para você experimentar nas férias. Além disso, Tignes está repleta de bares, pubs e restaurantes, o que torna a experiência pós-esqui ainda mais prazerosa.
- Perfil esportivo;
- Voo de parapente;
- Geleira Grande Motte (esqui de verão);
- Escalada no Gelo;
- Pistas de esqui variadas;
- Après-ski sensacional;
- Acomodações do mais alto nível.
11. Val d’Isère (França)
Compartilhando a mesma área de esqui com a vizinha Tignes, Val d’Isère tem tudo o que você precisa para curtir suas férias na neve ao lado da família e dos amigos. Há pistas para todos os níveis – do iniciante ao avançado -, além de muitas atividades para adultos e crianças. Seu vilarejo, com belos chalés de pedra e madeira, deixa tudo ainda mais especial.
- Charmoso vilarejo de inverno;
- Desafios para iniciantes e avançados;
- Val Kids (área para crianças);
- Combinação de modernidade e autenticidade;
- É possível esquiar no verão.
12. Valle Nevado (Chile)
Os destinos de neve da América do Sul estão muito bem representados pelo Valle Nevado. A estação de esqui chilena fica a 70 km de Santiago, bem no coração dos Andes, a incríveis 3.048 metros de altitude. Por lá, você pode experimentar os esportes de inverno e, à noite, se deliciar com a incrível culinária chilena.
- Perto da capital Santiago;
- Boa qualidade da neve;
- É possível praticar o heli-ski;
- Pistas diversificadas;
- Aulas para iniciantes.
13. Park City (USA)
Park City é uma das maiores lugares para esquiar nos Estados Unidos. Espalhadas por 29 km² e 17 picos, as opções de esqui são abundantes. Embora você possa encontrar facilmente pistas mais avançadas, o esqui é mais voltado para os níveis intermediário e iniciante. Quem gosta de corridas longas e cênicas, vai encontrar nesta estação norte-americana o lugar ideal!
- Área de esqui amigável para iniciantes;
- Menos filas em comparação com outras estações dos EUA;
- A cidade de Park City é um centro turístico histórico que vale a pena conhecer;
- Próxima à capital do estado, Salt Lake City.
14. Chamonix (França)
Chamonix ficou conhecida mundialmente após ter sido sede dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924. Aos pés do Mont Blanc, é uma das estâncias mais tradicionais da França, que foi se modernizando ao longo dos tempos. Como fica perto da tríplice fronteira entre Itália, França e Suíça, é fácil aproveitar a viagem para conhecer os três países.
- Localização que favorece o turismo;
- Vasta rede de teleféricos e gôndolas;
- Restaurantes renomados nas proximidades;
- Destino tradicional de inverno francês;
- Próxima ao Mont Blanc, região turística.
15. Sestriere (Itália)
Sestriere é uma das estações de esqui do domínio da Via Lattea, entre a Itália e a França, que também inclui a charmosa Pragelato. Como sediou algumas provas importantes das Olímpiadas de Inverno de 2006, em Turim, oferece uma excelente estrutura para praticar esqui alpino e outras modalidades.
- Estação mais alta da Via Lattea;
- Facilidade para acessar as estações vizinhas;
- Ótima cobertura de neve;
- Pistas para todos os níveis de habilidade;
- Deliciosa culinária italiana local;
- Próxima a Turim.
16. Zermatt (Suíça)
A estação de Zermatt, na Suíça, é considerada uma das melhores da Europa, senão do mundo. Com a lendária montanha Matterhorn dominando o horizonte, a estância é um paraíso para esquiadores e snowboarders. São 360 km de área esquiável, com algumas das pistas intermediárias e avançadas mais extensas do continente.
- Enorme vertical esquiável de 2.200 m e pistas de diversos níveis de habilidade;
- Um dos melhores après-skis da Europa;
- Esqui de geleira;
- Fácil acesso via trem;
- Vilarejo sem carros;
- Muitas atividades além do esqui
17. Trysil (Noruega)
Trysil é de longe a maior estação de esqui da Noruega. Essa gigante não é muito conhecida pela maioria dos turistas de fora da Europa, então é um destino ideal para quem procura estações de esqui mais tranquilas. Possui 70 km de área esquiável e 30 teleféricos modernos que te levam para as melhores partes da montanha.
- Estação de esqui tranquila;
- É possível praticar o biatlo;
- Uma boa estação para levar crianças;
- Lindas paisagens de inverno.
18. Innsbruck (Áustria)
Innsbruck é a capital do Tirol, um dos principais destinos de esqui da Áustria. Essa cidade é chave para todos os turistas que desejam conhecer o esqui austríaco – afinal, ao seu redor estão 13 estações de esqui que, coletivamente, são chamadas de Olimpia Ski World. O acesso a todas as estâncias está incluso no Ski + City Pass.
- Diversas opções de terreno para esquiar;
- 13 estações pelo preço de um passe;
- Forte turismo cultural na cidade;
- É possível praticar o esqui de verão;
- Variadas opções de acomodação.
19. Sierra Nevada (Espanha)
Sierra Nevada é uma estação de esqui na Espanha. Esse é um dos poucos destinos do mundo onde é possível esquiar e visitar a praia no mesmo dia. No entanto, não se preocupe: apesar de sua localização mais ao sul, Sierra Nevada possui neve de sobra para garantir a diversão de qualquer esquiador.
- Sistema de teleféricos moderno;
- Proximidade com a cidade de Granada;
- Esqui que agrada a todos os gostos.
20. Cerro Catedral (Argentina)
Famosa atração da cidade de San Carlos de Bariloche, Cerro Catedral se destaca na Argentina. A estação de esqui recebeu muito investimento em infraestrutura ao longo dos anos para acomodar a grande quantidade de turistas que a procuram a cada temporada – muitos brasileiros, inclusive.
- 120 km de área esquiável;
- Muitas opções de acomodações na base da montanha;
- Excelente seleção de opções gastronômicas na própria estação;
- Sistema de teleféricos moderno;
- Maior estação de esqui da Argentina.
Esperamos que essa seleção com as melhores estações de esqui do mundo tenha ajudado a inspirar a sua próxima viagem. Para saber mais sobre o mundo do turismo de inverno, assine a nossa Newsletter gratuita!
Crédito das fotos: Shutterstock e cortesia Club Med (Yabuli)